Déficit do Município para 2017: detalhamento segunda na Câmara
“O objetivo seria esclarecer a situação financeira atual do Município e apresentar planilhas das dívidas, dos atrasos relacionados a credores e respectivas Receitas, bem como gastos com Pessoal incluindo a evolução mês-a-mês, a partir da aprovação do Plano de Carreira dos Servidores do Município em dois mil e quinze, em comparação com os gastos antes da aprovação”. Justifica.
Uma primeira reunião sobre o assunto ocorreu quarta-feira (21), para a qual foi convocada a Secretária da Fazenda, Patrícia Kettermann Sant’ Anna, que compareceu juntamente com o assessor especial Luís Haupenthal e a contadora Maria Cristina Zirbes. Inicialmente, Braatz questionou qual seria o real valor do déficit, porque em reunião anterior no Legislativo, a Secretária o havia estimado em 50 milhões de reais. No dia seguinte, em coletiva de imprensa, retificou que o valor seria de 36 milhões.
Na reunião desta quarta, os representantes da Prefeitura afirmaram que, com base em planilhas mais detalhadas, levantamentos efetuados em todas as Secretarias e a quitação de contas referentes aos meses de outubro e novembro, o montante da dívida ficou em 16 milhões de reais. Dizem respeito à despesa com custeio, manutenção, convênios, fornecedores, não incluindo a Folha de Pagamento de dezembro. Estas informações ficaram para serem prestadas na reunião do próximo dia 26.
A preocupação dos Vereadores é com as implicações legais decorrentes do encerramento do exercício financeiro com déficit, quanto ao que foi empenhado, executado e o pagamento não foi feito. “Isto precisa ser esclarecido”, reforça o Vereador Renato Kranz. A Secretária afirmou que está se trabalhando nesta direção, e que quando houver o fechamento do ano, terá esta resposta.
O momento em que serão detalhadas estas questões, de uma forma mais definitiva, ficou marcado para às 9 horas da próxima segunda, em nova reunião na Câmara.