35 anos da Escola que formou quase mil profissionais da Saúde tiveram homenagem na Câmara
O Vereador Roberto Braatz (PDT) manifestou-se em nome do Legislativo montenegrino, historiando a trajetória da entidade. “A hoje Escola Profissional de Enfermagem Schwester Emmy foi inaugurada no dia vinte de maio de mil novecentos e oitenta, resultado de uma ação conjunta da irmã Martha Schröeder, do HM, de Nadir Ilzy Bochardt Dias, então Presidente da OASE e a Supervisora Educacional Nice Antonieta Schüler”, situou, informando que nestes 35 anos já formou 945 profissionais na área da saúde.
O Vereador comentou que a Escola Profissional de Enfermagem Schwester Emmy surgiu a partir da necessidade de preparação de profissionais para o trabalho em área hospitalar na região. “As pessoas que até então exerciam a função denominada atendente hospitalar, eram escolhidas e ensinadas a partir de critérios afetivos e familiares”, destaca. Em 1980, deu-se a abertura da primeira turma do curso Auxiliar de Enfermagem. Do ano de sua fundação até 1999, funcionava uma turma por ano.
Afirmou que desde 2014 a Escola ganhou uma nova estrutura, “mais completa”. O novo endereço fica na Rua João Pessoa, esquina Hugo Wolghemuth, nº 2609, sala 02, segundo piso. O espaço conta com cinco amplas salas de aula, sala de técnicas equipada com materiais didático-pedagógicos, sala aos professores, sala para direção e secretaria, uma biblioteca e laboratório de informática, com cinco computadores e acesso à internet, auditório com capacidade para 90-100 pessoas. “Atualmente, são 274 alunos, divididos em 14 turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite”.
O Vereador divulgou dados sobre onde atuam ex-alunos da Escola:
• Prefeitura de Pareci Novo - tem cinco Técnicos de Enfermagem no Quadro de Pessoal, sendo três ex-alunos e um ex-aluno quando ainda era o curso de Auxiliar de Enfermagem. Mais duas Enfermeiras, sendo que uma fez o curso Técnico aqui e após formou-se em Enfermagem;
• Prefeitura de Maratá – contratadas quatro Técnicas de Enfermagem, sendo que duas fizeram curso na Escola;
•Prefeitura de Brochier – Tem cinco Técnicas, sendo quatro formadas aqui;
• Prefeitura de Montenegro – tem 28 Técnicas e 11 Auxiliares, estimam que 70% do quadro são ex-alunos da Escola.
• Hospital Montenegro – atuam 170 Técnicos no quadro pessoal, sendo 88 ex-alunos da Escola;
• Hospital S. S. Caí – tem 65 Técnicos no quadro de pessoal, com estimativa de que em torno de 10% tenham sido formados aqui;
• Hospital Unimed - Tem 190 Técnicos – aproximadamente oitenta formados na Escola.
A Sessão Comemorativa teve ainda os discursos da diretora da Escola, Eunice Maria Fabrazil, da Presidente da OASE, Eliane Maria Leser Daudt e do Prefeito Luiz Américo Alves Aldana (PT).