Câmara de Montenegro vai aderir ao Parlamento Metropolitano

por mon — publicado 17/04/2015 11h10, última modificação 01/06/2016 10h59
A Câmara vai fazer parte do Parlamento Metropolitano, composto por Legislativos da Grande Porto Alegre. Foi aprovado na sessão de quinta (16) o projeto de Decreto Legislativo 001/15, apresentado pela Mesa Diretora (Vereadores Márcio Muller, Gustavo Zanatta, Marcos Gehlen e Renato Kranz), que autoriza a adesão de Montenegro ao órgão representativo.

Composto por trinta e quatro municípios, incluindo a capital, que compartilham características econômicas, culturais e sociais comuns, além de problemas que afetam a todos. O Presidente da Câmara, Vereador Márcio Muller (PTB) será o titular montenegrino e Marcos Gehlen (PT) - “Tuco” o suplente.
Márcio explica que o objetivo é buscar melhor solução a questões que afetam os municípios metropolitanos e também fortalecer e aprofundar o processo de integração entre eles. Consta ainda na Mensagem Justificativa que a finalidade do Parlamento é debater e propor a unificação de legislações municipais em temáticas urbanas comuns; incentivar a modernização dos Poderes Legislativos; proporcionar o intercâmbio de experiências administrativas entre seus membros; propor recomendações e projetos de políticas públicas integradas para a Região Metropolitana.
    O Vereador Renato Kranz (PMDB) foi o autor de dois dos três Requerimentos aprovados. Primeiro o 37/15, propondo Sessão Comemorativa ao Dia Mundial do Escoteiro, em 23 de abril. Segundo o 61/15, em que requer autorização para realizar encontro sobre a recuperação do trecho da RS 287, de Montenegro à BR 386, assim como a instalação de semáforos na RS 287, conforme apurado em audiência pública.
    Aceito ainda o Requerimento 62/15, da Vereadora Rose Almeida (PP), propondo reunião para tratar das condições estruturais do Loteamento Bela Vista II, no Bairro São Paulo, a invasão, descarte de lixo incorreto e a destinação de uma área verde.
    A Câmara não terá expediente na próxima segunda, 20 de abril, véspera do Feriado de Tiradentes. Para compensar as horas, o Legislativo trabalhou uma hora a mais nos últimos sete dias úteis.