Câmara quer disponibilizar 200 mil para a reforma total da Biblioteca Pública

por mon — publicado 04/09/2014 16h01, última modificação 01/06/2016 11h00
A demora em dar início às obras de reforma e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira está preocupando a Câmara de Vereadores.

O tema foi abordado na manhã de quinta-feira (04) na sala de reuniões do Legislativo, com a presença de Vereadores, do Promotor aposentado Ernesto Lauer, do presidente da Academia Montenegrina de Letras Gelson Weschenfelder e da diretora da Biblioteca Ana Valdeti Martins.
    Após uma hora de discussões o presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB) - que estava acompanhado pelos colegas Rose Almeida (PP), Márcio Müller (PTB), Marcos Gehlen (PT) - sinalizou com a possibilidade de que seja efetuado o repasse de duzentos mil reais, diretamente da conta da Câmara, para concluir “o quanto antes” as obras de reforma e ampliação.
    A proposta foi apresentada por Kranz ao líder do Governo, Vereador Ari Müller (PDT) e à Diretora Ana Valdeti. “Se for para realizar uma obra que contemple todas as necessidades, poderemos liberar algum dinheiro da conta da Câmara”, assegurou Kranz. “Ainda hoje, às 18h30min, vamos nos reunir com todos os Vereadores e colocar o tema em pauta”, garantiu.
    O Líder do Governo, Ari Müller (PDT), juntamente com a Diretora da Biblioteca, Ana Valdeti, se comprometeu a dialogar com o Prefeito, para que aceite a proposta da Câmara e fazer a obra em sua totalidade. “Estamos dando uma demonstração de diálogo e flexibilidade e, principalmente, expressando preocupação com a educação e cultura da cidade”, complementou Kranz.
    Declarações marcantes foram proferidas tanto pelo Promotor aposentado Ernesto Lauer, como pelo presidente da Academia de Letras Gelson Weschenfelder. Lauer iniciou destacando que a própria imprensa local vem demonstrando preocupação quanto ao tema, publicando uma série de reportagens.
    Lauer, geralmente comedido em suas declarações, desabafou: “o Prefeito foi eleito pela vontade popular. Porém, não podemos concordar quando as decisões são contrárias ao benefício do povo”. Disse esta frase em alusão à proposta de reforma parcial do prédio da Biblioteca, e não ampliação do espaço conforme o projeto original. “A Biblioteca e seu acervo são importantes para a questão cultural da cidade”, frisou.
    Ernesto Lauer se disse totalmente contrário à proposta de Azeredo de separar parte do acervo, conforme declarado pelo Prefeito em reportagem de Jornal. Para ele, se for para tomar esta medida, “se deixa tudo como está”. Por último, fez o apelo para que o local possa ser transformado em um ambiente bom, abrigando todo o acervo. Lauer tem o entendimento de que livros antigos sempre são atuais, citando como exemplo revistas tratando da moda, que acaba se repetindo com o tempo.
    Segundo Gelson Weschenfelder, o acervo da Biblioteca de Montenegro é “riquíssimo”, possuindo exemplares raros, tais como livros em Alemão Gótico. O escritor disse ainda que a Biblioteca atualmente está em um prédio “totalmente inadequado” no Parque Centenário. “Enquanto Academia de Letras de Montenegro, estamos pensando na possibilidade de entrar com Representação no Ministério Público, tratando da questão do descaso com a Biblioteca Pública e seu acervo”, enfatizou Gelson, Doutorando em Filosofia.
    A proposta de Azeredo, de dividir o acervo, sem maior embasamento técnico, deixou o jovem escritor incomodado. “Dividir o acervo é o mesmo que repartir a história”, exclamou. Criticou ainda a declaração do Prefeito quando menosprezou, por exemplo, revistas de moda. Gelson completou afirmando que praticamente todas as bibliotecas acadêmicas contam com revistas de moda.
     As colocações dos Vereadores Renato Kranz (PMDB), Rose Almeida (PP), Marcos Gehlen (PT) e Márcio Müller (PTB) foram praticamente semelhantes: que não é aceitável fazer uma obra fora da proposta original, que contempla a reforma ampla de todo o telhado, recuperação do piso e ainda a ampliação do espaço. O Líder do Governo, Ari Müller, concordou que a reforma já deveria estar pronta e que o local adequado para a Biblioteca é o centro da cidade, onde sempre funcionou. Quanto à divisão do acervo, Müller disse que não tem uma posição definida.
    Além desta reunião com os Vereadores, Kranz irá aguardar a posição do Prefeito sobre se aceita a proposta apresentada, de destinar o dinheiro da Câmara para a execução completa do projeto original.