Câmara recebeu prêmio do Tribunal de Contas por transparência
Apenas 24 Câmaras de Vereadores das 495 no Estado conquistaram a premiação que consiste e um diploma de menção honrosa e em um selo digital para os sites que atenderam ao disposto pela Lei Complementar nº 131 e pela Lei de Acesso à Informação (LAI)
O presidente da Câmara, vereador Renato Antônio Kranz (PMDB), participou na tarde de segunda-feira (8), da solenidade no Auditório do TCE. Ele foi acompanhado dos servidores André Susin e Vinícius Kirsten.
Na abertura do evento, o presidente do TCE – RS, Cezar Miola destacou a importância de se modificar a cultura de opacidade ainda presente em muitos seguimentos da administração pública brasileira. “Trata-se de uma ação inovadora, na medida em que, para além de uma eventual sanção pelo descumprimento da norma, busca-se premiar as iniciativas governamentais que prestigiam a transparência e o controle social”. Miola completou elogiando as Prefeituras e Câmaras premiadas, lembrando que a iniciativa busca premiar os que prestigiam a transparência e o controle. Já no encerramento, Miola disse: “hoje é um dos dias mais importante da minha vida, esse gesto é simbólico, porém, de muito significado”, conclui.
Para o presidente Renato Kranz (PMDB), o feito da Câmara de Montenegro é grandioso, pois, está entre os 5% dos legislativos gaúchos premiados com a transparência. “Receber das mãos do presidente do Tribunal de Contas o diploma de Boas Práticas Legislativas é o coroamento de um trabalho realizado por toda equipe da Câmara”, comemora. Além do diploma, a Câmara de Montenegro poderá utilizar o selo de Transparência no ano de 2015.
O assessor jurídico, Vinicius Kirsten ressalta que não é um prêmio comum, é uma distinção dada pelo órgão fiscalizador, TCE-RS. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Silomar Garcia Silveira falaram em nome dos homenageados.