Câmara vota convênios para Semana Farroupilha e Carnaval

por mon — publicado 02/09/2014 16h00, última modificação 01/06/2016 11h00
Os Vereadores votam dois projetos de lei na sessão de quinta (4) autorizando convênios para repasse de recursos, os quais deverão ser aplicados na Semana Farroupilha/2014 e no Carnaval/2015.

O primeiro - 127/14, do Executivo – se trata do convênio com a Associação Tradicionalista Montenegrina, no valor de R$ 45.752,29, visando custear despesas previstas para os eventos da 14ª Semana Farroupilha, de 13 a 20 de setembro próximo.
    As atividades acontecem desde 2000 no Parque Centenário.  Parte deste montante foi disponibilizada do orçamento da própria Câmara de Vereadores, “notoriamente uma das mais austeras do estado no que tange ao uso dos recursos públicos”, acentua o presidente, Vereador Renato Kranz (PMDB).
    Na Mensagem Justificativa, o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) diz que durante toda a Semana Farroupilha são realizadas temáticas de expressão artística: declamações, trovas, ternos de reis, além de lidas campeiras, como gineteadas e provas de laços. O convênio terá prazo máximo até 31 de dezembro de 2014, data final para a Associação Tradicionalista fazer a prestação de contas.
    Também será votado o convênio com a Associação das Escolas de Samba de Montenegro - AESM, no valor de R$ 80.000,00, para atender ao projeto “Carnaval 2015”. Ao analisar a matéria na CGP de terça, os Vereadores levaram em conta que, no processo, o Executivo considera sanada qualquer prestação de contas anterior. E também a aprovação do convênio pelo Conselho Municipal de Cultura. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade na CGP.
    O Prefeito Paulo Azeredo (PDT) diz, na Mensagem, que Montenegro merece continuar tendo o seu Carnaval. “A prova disso é o grande público que assiste aos desfiles na Ramiro Barcelos, momento em que a comunidade montenegrina poderá descontrair-se e viver plenamente a felicidade deste evento”.  O prazo estipulado pelo convênio, para a associação fazer sua prestação de contas final, é 31 de março de 2015, com uma emenda da Câmara determinando que possa ser prorrogado somente por 60 dias, diferente da proposta original, que não estabeleceu prazo limite.