Câmara vota Orçamento do Município, com três emendas dos Vereadores

por mon — publicado 25/11/2014 16h16, última modificação 01/06/2016 11h00
O Legislativo vota na sessão de quinta-feira (27) o projeto de lei 184/14, do Executivo, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Montenegro para 2015. A previsão é de que R$ 200 milhões 786 mil e 900 reais devam ingressar nos cofres municipais ano que vem, para custeio e investimentos.

Neste montante, estão previstos a Administração Direta, Indireta e o FAP/FAS. Boa parte será para o quadro de funcionários, com R$ 25,5 milhões para o Fundo de Aposentadoria e Pensão e R$ 6,4 milhões ao Fundo de Assistência à Saúde.
Segunda-feira (24) a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, representada pelos Vereadores Rose Almeida (PP) e Renato Kranz (PMDB), realizou audiência pública para apresentação à comunidade do Orçamento/2015. Três entidades, que estiveram presentes, solicitaram apoio dos Vereadores para a apresentação de emendas ao projeto: APAE, Lar do Menor e Hospital Montenegro.
Reunida no dia seguinte, a Comissão recebeu duas representações. Primeiro a Sociedade Beneficente Espiritualista, responsável pela administração de várias “creches”. Em seguida a equipe técnica do Hospital Montenegro, liderada pelo Diretor Carlos Batista da Silveira. Ambas reforçaram o pedido de emenda, apresentando dados justificando suas demandas.
Os Vereadores Rose Almeida (PP), Renato Kranz (PMDB), Ari Müller (PDT), Marcos Gehlen (PT) – “Tuco” e Márcio Müller (PTB) entenderam por acatar a solicitação das três entidades. O maior montante será para complementar os serviços prestados pelo Hospital Montenegro referentes ao atendimento no Pronto Atendimento (PA), o “plantão”.
Batista e os técnicos do HM alegaram que a Prefeitura, desde 2013, vem repassando os mesmos valores para o serviço, que totalizam R$ 235 mil. No entanto, alegam que a defasagem entre o contratado e o que está sendo realizado pelo HM seria muito grande. Segundo o Diretor, o déficit mensal do atendimento no PA para moradores de Montenegro é de R$ 92.000,00, custo que a entidade vem absorvendo.
Após as explicações, os Vereadores decidiram pela apresentação de uma emenda de R$ 500 mil para o HM, um recurso a ser aplicado no Pronto Atendimento. Outra  de R$ 100 mil vai ser para complementar o déficit referente à abrigagem de crianças e adolescentes no Abrigo Menino Jesus de Praga, através da Sociedade Beneficente Espiritualista. A última, de apenas R$ 3 mil, é para a APAE Montenegro, para complementação do valor pago pelo transporte dos alunos ao serviço de equoterapia. O relatório final da Comissão, presidida pela Vereadora Rose Almeida (PP), será elaborado pelo peemedebista Renato Kranz. A sessão inicia às 19h, aberta ao público.