Câmara vota verba para espaço multiuso, em Serra Velha

por mon — publicado 04/08/2015 15h52, última modificação 01/06/2016 11h00
O projeto de lei nº130/15, incluindo ação na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e abrindo crédito especial de R$ 504.320,56, para construção do Espaço Multiuso Comunitário da localidade de Serra Velha, estará em pauta na Sessão da Câmara, quinta-feira (6).

O Espaço, com área total de 614 metros quadrados, servirá à comunidade e Escola Municipal de Ensino Fundamental Militão José de Azeredo, para realização de eventos culturais e atividades escolares.
A Câmara de Vereadores, inclusive, promoveu uma reunião para cobrar que o Executivo retomasse a obra, a qual foi paralisada. Segundo a Mensagem Justificativa do projeto, ela foi licitada em 2014 mediante a Tomada de Preços 12/2014, tendo Natalina Maria Strapazzon – ME como empresa vencedora. Diz ainda que o contrato foi anulado após a constatação de que o projeto técnico da obra estava incompleto, não contendo o Estrutural e o Elétrico. Observado ainda que os projetos faltantes foram elaborados pela Secretaria de Obras e tiveram atualizada sua planilha orçamentária.
Para que a obra possa ser novamente licitada é preciso que os Vereadores aprovem o projeto, incluindo a meta na LDO.  A Câmara, em reunião no gabinete do Prefeito Luiz Américo Aldana, sinalizou com recursos de R$ 80 mil, de economias do seu próprio orçamento, para viabilizar esta obra. Terça-feira (04), na CGP dirigida pelo Presidente interino Marcos Gehlen “Tuco”, a matéria foi aprovada por unanimidade.
                       Obras em duas escolas
Também em votação dois projetos de lei, para melhorias em duas escolas. O primeiro (nº126/2015), inclui ação na LDO-2015 e abre crédito especial de R$ 30.000,00. Será utilizado para o cercamento da EMEF Carolina Augusta Brochier Kochenborger, em Bom Jardim.
Na Mensagem Justificativa assinada pelo Prefeito Luiz Américo Alves Aldana, consta que há extrema necessidade e urgência, pois a área de terras ao redor do terreno da escola é destinada à criação de bovinos e a atual cerca é de arame farpado, não garantindo a segurança dos alunos. Completando as verbas para a Educação, o projeto de lei nº127/2015, que também inclui ação na LDO/2015 e abre crédito especial de R$ 300.000,00.
Participando da CGP, a Secretária de Obras Públicas Karina Daudt os explicou e defendeu a necessidade dos dois projetos. Segundo Karina, o valor servirá para reformas na EMEI Gente Miúda, como substituição da cobertura dos blocos Um e Dois e rede elétrica dos prédios. Segundo a Mensagem Justificativa do projeto, estes blocos foram construídos há mais de 30 anos, tendo inúmeros problemas com goteiras, infiltrações e na rede elétrica.
Por último, votação do projeto nº 129/2015, abrindo crédito especial de R$ 5.000,00, a ser aplicado no serviço de Proteção Social – Alta Complexidade. O Processo foi aberto pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania.