Catadores poderão voltar às atividades em 2014

por mon — publicado 03/10/2013 18h13, última modificação 01/06/2016 11h00
A Câmara de Montenegro, atendendo Requerimento dos parlamentares Márcio Müller (PTB) e Marcos Gehlen (PT) – “Tuco” promoveu reunião na manhã de quinta-feira (03), com representantes da Associação de Catadores e Prefeitura.

Representando o Executivo, o Secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), João Antônio Moreira.
    Um dos proponentes, Vereador Márcio Müller (PTB) declarou que o objetivo seria verificar o que de fato a Administração vem fazendo com relação aos catadores que atuavam no Aterro Sanitário, atualmente interditado, os quais “até onde se tem conhecimento, estão recebendo uma cesta básica”.
    Demonstrando empenho para resolver as questões que envolvem a reciclagem e os catadores, João Moreira comentou que estes não podem ficar dependendo da cesta básica, e que irá colaborar para que a Associação possa novamente funcionar.
    Porém, Moreira foi cauteloso observando que não adianta a Associação ou Cooperativa funcionar sem a estrutura adequada. Conta que para isso, a Prefeitura está providenciando a cobertura da área onde os caminhões são descarregados, possibilitando o trabalho dos catadores sem a exposição às intempéries. Segundo Moreira, para esta melhoria falta somente a ordem de início por parte do Secretário de Obras Ademir Fachini. Outra boa notícia apresentada pelo Secretário: a Administração está realizando licitação para adquirir duas esteiras.
    Moreira acredita que no início de 2014 os catadores poderão estar trabalhando no Aterro Sanitário em condições adequadas. “Antes de os colocarmos precisamos qualificá-los, organizar novamente a Associação ou Cooperativa”, pondera.  Por último, como forma de estímulo aos representantes dos catadores citou a experiência da Cooperativa de Dois Irmãos, tida como muito bem organizada. “Quero levar vocês para conhecer o trabalho deles, inclusive estamos pretendendo contratar o mesmo profissional para a qualificação aqui em Montenegro”, concluiu Moreira.
    Com lágrimas nos olhos, o último presidente da Associação de Catadores, Rosalino Lara, garantiu que são mais de 22 famílias “esperando ansiosas” para poder voltar às atividades como catadores.   Rosalino agradeceu o apoio recebido dos Vereadores e também o do Secretário João Moreira, considerando que sempre foi parceiro até mesmo quando não era titular da pasta. “O lixo não é lixo, é dinheiro que está sendo colocado fora”, desabafou. Com experiência de mais de 13 anos trabalhando no Aterro Sanitário, Rosalino acredita que, com organização e apoio da Administração Municipal, é possível aproveitar tudo, inclusive o lixo orgânico.
Com humildade, a última vice-presidente dos Catadores, Maria Geni da Silva alegou que, com a volta aos trabalhos, a cesta básica que recebem hoje poderá ser destinada para outras famílias. “Fico feliz por ver a vontade do Secretário João Moreira em fazer acontecer”, finalizou Márcio Müller. Por último, o Vereador Tuco destacou que as cestas básicas somente estão chegando às famílias em consequência da pressão que o Legislativo fez no governo anterior.
Ficou acordado entre os presentes que em dezembro será realizado novo encontro com a presença das famílias de catadores, para explicar o andamento do processo envolvendo as obras e compra de materiais. A presidenta da Câmara, Rose Almeida (PP), complementou que a Câmara vai continuar cobrando do Executivo.
Também participou da reunião o Vereador Carlos Einar de Mello (PP) e a 1ª secretária dos Catadores, Leomara Lemes.