Centro de Referência e Casa de Passagem: consensos no Painel da Semana da Mulher

por mon — publicado 05/03/2015 08h53, última modificação 01/06/2016 11h00
Em parceria com diversas entidades, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara de Montenegro realizou, na tarde de quarta-feira (4), o painel “Rede de Atendimento e Combate a Violência Contra a Mulher”. Coordenado pelo presidente da CCDH, Vereador Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”, tratou dos avanços e das necessidades.

Houve consenso entre as diversas entidades presentes quanto à necessidade do Centro de Referência e da Casa de Passagem ou Acolhimento.
    Dentre os convidados a Delegada de Polícia Cleusa Spinatto, o Capitão Moacir Brum, a Psicóloga Adriana Bandeira e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, Cristiane Kirjner. O público presente, em sua maioria mulheres, também se manifestou. A responsável pelo site CromossomoX, Paula Berlowitz, sugeriu que sejam elaboradas cartilhas educativas e as escolas acabem com o fim da divisão das filas de alunos por sexo.
    A Delegada Cleusa Spinatto classificou como “grande avanço” instalar a Delegacia da Mulher. Porém, observa que é preciso mais, citando a criação da Casa de Passagem.
    Para a presidenta do COMDIM, Cristiane Kirjner, o local que está sendo proposto pelo Executivo para funcionar como Casa de Passagem não tem estrutura e segurança adequadas. “O Conselho já se posicionou contrariamente”, alerta.
    A Delegada Spinatto disse que não visitou o local, mas mesmo que no entendimento do COMDIM este não seja o adequado, atualmente não se tem nenhuma opção.
    Finalizando, o presidente da CCDH, Vereador Marcos Gehlen e sua colega Rose Almeida consideraram que houve alguns avanços, como a instalação da Delegacia da Mulher em Montenegro, ponderando que o trabalho de união não pode parar.