CGP votou projeto de Semana para incentivar a cultura da paz

por mon — publicado 22/10/2014 09h26, última modificação 01/06/2016 11h00
A tão comentada “cultura da paz” poderá ter semana específica para o seu fomento em Montenegro. Com o objetivo de promover ações educativas envolvendo instituições de ensino, em todos os graus, na discussão sobre a violência e suas causas, o Executivo apresentou o projeto de lei 19/14, aprovado pela CGP da Câmara em 21 de outubro, que institui a Semana da Paz.

De acordo com o texto assinado pelo Prefeito Paulo Azeredo (PDT), será em março de cada ano, tendo início na segunda-feira que antecede o primeiro final de semana daquele mês.
    Conforme o projeto, o Poder Público poderá promover ações que visem apoiar o alcance dos objetivos da Lei, incentivando o desenvolvimento de pesquisas e estudos que apontem opções e soluções inovadoras contra a violência. Visando a promoção da educação pela paz, previstas para ocorrer em todo o município confraternizações com atividades artísticas, esportivas e culturais. A cada edição, será homenageado um munícipe que tenha se destacado na promoção da paz em Montenegro ou fora.
    Integrada ao Calendário Oficial de Eventos do Município, a Semana “objetiva uma nova proposta para nossa sociedade, em especial para os jovens, de forma de apresentar uma cultura de paz e conciliação, contribuindo para uma sociedade justa e feliz”, diz o Prefeito, na Mensagem.
    A autorização para o Executivo conveniar com o Instituto de Previdência do Estado – IPERGS, visando a cedência de um servidor para atuar na Agência de Montenegro é o objetivo do projeto de lei 96/14, também aprovado na CGP de 21 de outubro. Justificando a necessidade de mais um funcionário, a Prefeitura lembra que o órgão presta atendimento à cerca de quarenta mil pessoas, dentre servidores ativos e inativos do Estado. E que, desta forma, os munícipes não precisarão deslocar-se à capital para o efetivo atendimento pela autarquia. O prazo de vigência é até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado.
REQUERIMENTOS APROVADOS
•    Nº 127/14, do Vereador Gustavo Zanatta (PP): reunião sobre alterações previstas no trânsito da cidade e instalação de ciclofaixa interligando Timbaúva ao centro;

•    Nº 129/14, dos Vereadores Renato Antonio Kranz (PMDB) e Gustavo Zanatta (PP): reunião para tratar da aquisição de câmeras de videomonitoramento por parte da Prefeitura, para serem instaladas na cidade;

•    Nº 130/14, dos Vereadores Renato Antonio Kranz (PMDB), Rose Almeida (PP), Carlos Einar de Mello (PP), Marcos Gehlen (PT), Gustavo Zanatta (PP) e Márcio Miguel Muller (PTB): Convocação do Secretário Municipal de Educação e Cultura, João Antonio Moreira, para tratar da eleição de Diretores das Escolas municipais.