Ciclofaixa deverá chegar à Buarque de Macedo ainda em 2014

por mon — publicado 13/11/2014 15h20, última modificação 01/06/2016 11h00
O projeto do Arquiteto André SchoellKopf, dividido em cinco módulos, para a construção de ciclofaixa na cidade, deverá ser implantado ainda em 2014 até Rua Buarque de Macedo. Este e outros temas relacionados ao trânsito estiveram em pauta em reunião na Câmara de Vereadores na manhã de quinta-feira (13), atendendo solicitação do Requerimento do Vereador Gustavo Zanatta (PP).

Além deste, participaram os Vereadores Renato Kranz (PMDB), Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná”, Roberto Braatz (PDT) e Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”. Representando o Executivo, o Diretor de Trânsito Edar Borges Machado. O presidente do Conselho Municipal de Trânsito e a Brigada Militar também foram convidados.
    O presidente da Câmara, Renato Kranz, fez a abertura e concedeu a palavra ao proponente da reunião. Zanatta fez uma série de indagações, dentre elas qual é exatamente o projeto da ciclofaixa e como está o andamento das obras.  Segundo Edar Borges, a ciclofaixa é uma necessidade. Contribuiu para a decisão de construí-la o próprio desenho geográfico da cidade, pois ela é plana. O aumento na circulação de bicicletas em Montenegro começou a comprometer o trânsito. Na visão de Borges, a construção da ciclofaixa vai ser um ganho não só para o ciclista, mas sim para o trânsito como um todo.
    Outro aspecto considerado pelo Diretor foi o de ter havido discussão do projeto com a Associação de Ciclistas da cidade. Seu traçado tem início no lado oeste da cidade, com a ciclofaixa no lado esquerdo da Avenida Ivan Jacob Zimmer. Passa pela Rua Fernando Ferrari, sobe a Capitão Porfírio pelo lado direito até a Osvaldo Aranha. Faz uma ligação com a Buarque de Macedo (lado direito da via), chegando à ciclovia existente, que vai até à empresa JBS.
    Borges foi verificar de perto iniciativas adotadas em outros municípios, como Porto Alegre, Campo Bom e Portão. “Este projeto dividido em cinco etapas é a “coluna mestra” de algo maior, que poderá ser realizado na cidade”, projetou Edar, referindo-se a futuros pontos, como a Torbjorn Weibull e Via II.
    Braatz contrariou um pouco a ideia de que o traçado pela Avenida Itália e Fernando Ferrari fosse o melhor caminho. Citando passar com frequência pela ligação da grande Timbaúva com o Centro, constata que o fluxo de ciclistas pela José Luiz é intenso. “Por que não seguir pela José Luiz e chegar até a Capitão Cruz?”, questionou o pedetista.
    Quando levantado pelo proponente o quesito “educação no trânsito”, Borges anunciou que está programado para 2015 um forte trabalho de conscientização junto às escolas. Outro tema que veio à mesa, cobrado por Kranz: o retorno do Comitê Municipal de Trânsito. Borges se disse a favor da sua reativação. Porém, a informação é de que a Prefeitura estaria impedida de criá-lo. “Queremos fazer algo semelhante”, pontuou.
    Ainda quanto à ciclovia existente na José Luiz, o Diretor explicou que está sendo avaliada sua manutenção ou não. Zanatta voltou a falar, cobrando o problema dos ciclistas na contramão e a necessidade de maior fiscalização. Para Borges, é pertinente a preocupação do Vereador, porém caberia à Brigada Militar este trabalho, uma vez que a fiscalização do trânsito na cidade é conveniada com a BM.
    Além deste tema, tratadas questões como as encontradas nas esquinas da Rua João Pessoa com Avenida Ivan Jacob Zimmer e da Santos Dumont, em dois pontos: com a Ramiro Barcelos e João Pessoa. Edar Borges explicou que boa parte destas questões está dependendo dos novos conjuntos semafóricos que serão adquiridos, inclusive com tempo para o pedestre. “Tudo depende de dinheiro. Vamos aguardar a Secretaria Municipal da Fazenda”, comentou.

Câmara poderá repassar verba para os novos semáforos

Rapidamente o presidente do Legislativo, Renato Kranz, disse que poderá ser estudado juntamente com os demais Vereadores uma forma de a Câmara repassar dinheiro de sua conta, em torno de R$ 60 mil, para esta finalidade. “Leve ao Prefeito nossa manifestação, para que possamos dar andamento com os Vereadores”, argumentou Kranz. A última informação prestada por Edar Borges é a de que será adquirido um software para sincronizar as sinaleiras da cidade, dando fluidez ao trânsito.