Ciclofaixa é alvo de representação ao Ministério Público

por mon — publicado 21/01/2015 12h22, última modificação 01/06/2016 11h00
Preocupados com a segurança de ciclistas, pedestres e motoristas que trafegam diariamente pela Rua Capitão Cruz, uma das ruas mais movimentadas do centro da cidade, os Vereadores Márcio Miguel Müller e Renato Antonio Kranz, na data de hoje (21.01), protocolaram representação no Ministério Público, requerendo que sejam tomadas medidas urgentes com a finalidade de interditar as obras de implantação da ciclofaixa no meio daquela via pública.

Os Vereadores, na representação, argumentam que qualquer cidadão pode verificar que “não há, nos cruzamentos, qualquer sinalização para pedestres, ciclistas e automóveis, tornando o trânsito mais perigoso e letal do que já era, bem como não há qualquer tipo de contenção para que os veículos não invadam a referida ‘ciclofaixa’. Há uma disputa de espaço no local entre ônibus, caminhões, automóveis, pedestres e agora bicicletas”.  Além disso, a peça destaca que o prefeito municipal Paulo Azeredo deu prosseguimento à instalação da ciclofaixa sem que houvesse um projeto elaborado por profissional competente ou mesmo anuência do Conselho Municipal de Trânsito.

A representação encaminhada à Promotoria de Justiça de Montenegro destaca igualmente a preocupação com eventuais prejuízos que a medida adotada pela municipalidade pode acarretar aos cofres públicos. Caso estudos técnicos demonstrem a inviabilidade do que já fora executado, a instalação daquilo que os Vereadores denominaram de “corredor da morte” pode configurar em desperdício de recursos humanos e materiais, que poderiam estar sendo melhor utilizados em áreas importantes da sociedade.

“Sou totalmente favorável à construção de faixas de trânsito que respeitem o ciclista e incentivem a utilização das bicicletas, não apenas como uma forma de lazer, mas principalmente como um meio de transporte seguro e não poluente. É preciso que se coloquem em prática políticas públicas que criem espaços na cidade que permitam o tráfego compartilhado entre os mais diversos veículos, mas não da maneira como está sendo implementada pelo prefeito Paulo Azeredo”, fez questão de deixar claro o Vereador Márcio Müller.

Por fim, os requerentes solicitam que seja instaurado procedimento investigatório destinado a apurar a conduta do prefeito de Montenegro, bem como a possível prática de ato de improbidade administrativa e a eventual prática de outros ilícitos.