CIS/Caí se reúne sexta com Secretário Michels, pedindo agilidade na análise do videomonitoramento regional

por mon — publicado 21/11/2014 10h15, última modificação 01/06/2016 11h00
Novas informações sobre o videomonitoramento suscitaram reunião, quinta (20), na Câmara, solicitada por todos os dez Vereadores. Trata-se da recente publicação pela Prefeitura de edital de licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, visando adquirir equipamentos para sua instalação, em Montenegro.

E a abertura dia 14 de outubro de outra licitação, na sede do CIS/Caí, da empresa que realizará o projeto técnico de um sistema regional das câmeras. O encontro tinha finalidade de debater a possibilidade de integração entre os dois projetos e a importância da parceria com a Brigada Militar, responsável pela operacionalização, tanto do local como do regional.
    Para o presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB), trata-se de uma questão de segurança pública. “Ainda esta semana ocorreu mais um assalto às nove e meia da manhã em uma loja no centro da cidade”, lamentou. De acordo com a Vereadora Rose Almeida (PP), “é uma preocupação de toda a região, a cada notícia que se tem de um novo assalto, que aumenta em função da proximidade do Natal, o que gera maior movimento nas lojas”. “Não tem segurança neste sentido, não tem vídeo. Isto é um convite aos meliantes, eles vêm para cá porque aqui é fácil de assaltar”, protesta. “Lamentamos a ausência do Executivo, pois ele anunciou que daria de presente de Natal o vídeo”, declarou no início do encontro.
    Carla Specht, Prefeita de Salvador do Sul e presidente do CIS/Caí, revelou que o Consórcio possui projeto, elaborado desde setembro, com o apoio de todos os comandos da Brigada Militar, para a definição dos pontos e caracterização de cada município. “Serão 19 cidades do Vale do Caí, além de Triunfo. O projeto objetiva implantar uma rede inteligente de cercamento dos municípios, rede, com informações que possam alimentar as ações dos comandos da BM e da segurança pública como um todo”, explica Carla. Valor: aproximadamente 17 milhões de reais, metade para a formação da rede lógica, sendo que a União irá bancar a maior parte. Posteriormente, será dimensionada a quantidade.
            Portas dos municípios resguardadas
    Conforme a Prefeita, o projeto foi entregue dia 11 de novembro na Secretaria de Segurança Pública do Estado, na DGEO, para a primeira análise. Três dias após, saiu a informação de que a Secretaria fez o seu encaminhamento para a Procergs, onde está em análise. “Nesta sexta, dia 21, haverá audiência com o Secretário de Segurança Pública, Aírton Michels”, revelou. Revela que o projeto também foi entregue, semana passada, à Secretaria Nacional de Segurança Pública, em Brasília.  “No mesmo dia, foi assegurado que seria encaminhado para análise técnica”, conta.
    Segundo ela, está sendo feita análise conjunta entre o Estado e a União para tramitação mais rápida, pois o prazo para celebrar o convênio encerra em 15 de dezembro. Informou que o Consórcio possui a documentação jurídica a ser encaminhada aos municípios, para elaborar o convênio. Diz que existe uma expectativa de captação. “Será uma infraestrutura com fibra ótica nos municípios. Estivemos na Aneel, para verificar o procedimento para a utilização dos postes. Também estamos agendando com a AES Sul e a Certel, sobre a instalação do cercamento”, revelou.
    “A quantidade de câmeras vai ser a necessária e suficiente para que todos os municípios tenham suas portas resguardadas, tendo informação sobre a movimentação de veículos”, citou Carla. A presidenta da CIS/Caí está na expectativa de voltar à Brasília na primeira semana de dezembro, para ver o que foi possível captar de recursos para a implantação do sistema regional.
    O comandante do 5º BPM, Major Marcus Vinícius Sousa Dutra, disse que o projeto regional do CIS/Caí contemplou os 13 pontos que a Brigada havia projetado para Montenegro, principalmente os acessos à cidade. A operacionalização seria regrada pelo convênio.  Também, segundo o militar, ele envolve pessoas qualificadas para operar, a questão do sigilo e a preservação da imagem das pessoas. “O foco específico é a criminalidade, o objetivo do videomonitoramento”, ressaltou.
                    Mais de 300 câmeras
    Conforme a Presidente do CIS/Caí, haverá três tipos de câmeras, sendo no mais de 300 no total. “A quantidade vai depender do quanto será captado”. Explica que serão priorizadas as câmeras “speed”, “inteligentes”, que ficarão nas estradas. “Houve o envolvimento e o apoio da BM em todas as iniciativas, que possui conhecimento estatístico, técnico e sobre a realidade dos municípios”. “Será feita nova licitação para a instalação, quando tiver o valor definido”, anuncia. Na sua visão, está se vendo uma luz, “vai haver o videomonitoramento”.
    Diante da preocupação de Renato Kranz, com o fato de este sistema ter alguma relação com os Municípios, Specht explicou que a contratualização de valores vai ser com o CIS Caí, a unidade executora, o ordenador de despesas. “O convênio para o repasse dos recursos será com o CIS Caí, que fará a implantação do sistema”.     O Vereador Márcio Muller (PTB) parabenizou a prefeita pela iniciativa de retomar o projeto, importância de identificar os autores dos delitos e fazer as prisões imediatamente, projeto tão merecido e esperado há muito tempo.