Confirmada a Uergs de Montenegro para os próximos anos

por mon — publicado 07/08/2014 14h14, última modificação 01/06/2016 11h01
Audiência na Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - em Porto Alegre, quarta (06), agendada pelo Vereador Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”, confirmou a informação de que a instituição irá permanecer em Montenegro.

Foi criado um grupo de trabalho, para avaliar possibilidades de se encontrar um terreno próprio, projetos e, especialmente, o financiamento da Unidade montenegrina. “Saio mais tranquilo. A UERGS nos é cara, Montenegro é a Cidade das Artes”, salientou Tuco.
    Participou o Reitor, Professor Doutor Fernando Guaragna Martins, a Vice-Reitora Citamara Santana, a Amvarc - Associação dos Municípios do Vale do Caí (através da Prefeita de Salvador do Sul, Carla Specht), o Codevarc-Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí (representado por Sérgio de Moraes), Santos Fagundes - Gabinete do senador Paulo Paim, Ricardo Agádio Kraemer - Coordenadoria de Participação do Vale do Caí, além de professores, alunos e diretores de departamentos.
“Tem sido uma bandeira de nossa gestão a necessidade de que a UERGS tenha sede própria. Diz respeito à construção de sua identidade”, manifestou a Vice-Reitora. De acordo com Citamara, “a Fundarte é nossa parceira de sempre”. A Reitoria está projetando a Uergs do futuro, pelos próximos 20 anos.  “Em cinco anos, Montenegro teria condições de apresentar um programa de Mestrado”, anunciou.
    O convênio com a Fundarte termina em julho de 2016, podendo ser renovado enquanto a Uergs não se estabelecer em sede própria. Conforme uma representante da Fundação de Artes, a comunidade reafirmou que deseja a permanência da Uergs.   Santos Fagundes, assessor de Paulo Paim, garantiu que o Senador gaúcho tem o compromisso político de, até 2018, destinar as Emendas de bancada para a Universidade. A Prefeita de Salvador do Sul, Carla Specht, reforçou: “desde a década de 70, pessoas da nossa cidade vêm a Montenegro estudar artes. Não podemos perder este legado, esta contribuição cultural e artística”.
    O Vereador Tuco manifestou que irá se aproximar do Executivo, visando formar um grupo de trabalho competente para desenvolver esta tarefa. Os próximos encaminhamentos serão informados à comunidade, através do Fórum Regional pela Consolidação da Uergs-Montenegro.