Correios na Timbaúva: opção será por uma franquia

por mon — publicado 26/06/2015 11h50, última modificação 01/06/2016 11h01
Objetivando a instalação de Agência dos Correios na grande Timbaúva, o Vereador Renato Kranz (PMDB) foi autor do pedido de reunião, realizada na Câmara na tarde de quinta (25). Além de Renato, participaram o Gerente Regional dos Correios, Reily Ruiz e o Gerente da Agência local, Silvonir Barreto de Oliveira.

Kranz fez uma explanação sobre o potencial da Grande Timbaúva tanto no comércio, indústria, poderes públicos, como com relação ao número de habitantes, que no lado oeste da cidade passam de 25 mil. “Por falta de uma agência, aqueles moradores são obrigados a irem até à única existente, no centro da cidade. Isto traz prejuízos para todos”, argumenta Kranz. O Vereador também lamentou que, atualmente, a demora no atendimento dos Correios está sendo muito grande, gerando grandes filas.
    Segundo o Gerente Regional Reyli Ruiz, não consta na atual política dos Correios a ampliação do número de agências em alguma cidade. Vem sendo utilizada a prática da abertura de lotes, os quais podem ser contratados mediante franquia, em conjunto com a iniciativa privada. “Estamos com um lote aberto neste momento, porém, Montenegro não foi contemplado”.
    Ruiz assumiu o compromisso de fazer um levantamento da capacidade de Montenegro, dentro dos parâmetros exigidos, contar com uma agência na Timbaúva, na modalidade franquia. Explica que a franqueada faz todos os serviços que os Correios realizam na agência própria, somente não operando como Banco Postal.
    Na sequência, Reily Ruiz falou sobre os problemas de atendimento na única agência da cidade. Segundo Reily, além do aumento significativo nas modalidades de serviços prestados pelos Correios, existem outros fatores, tais como o aumento na entrega de encomendas de compras realizadas pela internet e o pedido de demissão voluntária de dois servidores.
    Ruiz diz ser conhecedor da realidade de Montenegro, já que foi Gerente na cidade durante quinze anos. Entre as medidas adotadas figura a alocação de volantes de unidades de menor movimento, como reforço. O Gerente Regional reforçou o pedido à população da área urbana para que instale caixa de correspondências em suas casas, pois muitas vezes, devido à sua falta, o material precisa voltar à Agência, sendo entregue somente no local, contribuindo para o acúmulo do atendimento.
                       Agência Comunitária
Como alternativa para desafogar figuram as Agências Comunitárias, que podem funcionar somente no interior. “A previsão é coloca-las em funcionamento nas localidades de Santos Reis, Campo do Meio, Vendinha, Costa da Serra e Fortaleza”, anunciou Ruiz. Para que aconteça, o Gerente e o Vereador Renato Kranz (PMDB) terão audiência com o Prefeito Luiz Américo Aldana, nos próximos dias. O convênio das Agências Comunitárias é celebrado em parceria com a Prefeitura, que receberia mensalmente R$ 1.437,00, podendo contratar ou utilizar servidor.