Corsan reafirma, na Câmara, que irá investir 53 milhões no tratamento de esgotos

por mon — publicado 27/08/2014 16h24, última modificação 01/06/2016 11h01
A Corsan confirmou terça (26), na Câmara, a liberação de 53 milhões de reais para investimento em uma Estação de Tratamento de Esgotos em Montenegro. O anúncio ocorreu durante a reunião que os Vereadores Marcos Gehlen - Tuco, Márcio Muller, Renato Kranz, Rose Almeida e Carlos Einar de Mello - Naná solicitaram, para verificar como estão sendo cumpridas as metas contratuais de instalação da rede de água e esgoto por parte da Companhia em Montenegro.

Participou o Superintendente regional, Lutero Fracasso. Segundo ele, o projeto está pronto, com o custo de dois milhões de reais. A licitação para executá-lo tem previsão de ocorrer em outubro. Além da Estação, vai ser implantada a rede coletora dos esgotos e construídos quatro reservatórios. De acordo com os técnicos haverá obras em todas as ruas da cidade, devendo iniciar em outubro a licitação da empresa que irá executá-las.
         O presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB), expressou sua preocupação quanto ao transtorno que a abertura das vias causará aos munícipes. Os representantes da Companhia asseguraram: serão feitas “da melhor maneira possível”, e o transtorno será temporário.
         O Coordenador Operacional em Montenegro, Ângelo Marcelo Faro, disse aos Vereadores que a Corsan está buscando ir além do que consta no contrato que possui com o Município. A ideia é construir uma Estação de Tratamento por Separador Absoluto, o que é superior ao Tratamento Misto Progressivo.
         Com referência ao outro tema do encontro, a ampliação da rede de água, os responsáveis pela Companhia informaram os Vereadores que as metas ou foram obtidas ou estão dentro do prazo. O acordo previa a substituição e ampliação de redes e a sua extensão à comunidades do interior (Rua Nova, Porto Garibaldi e Alfama), o que foi atendido, necessitando somente de ajustes.
         Os Vereadores se disseram satisfeitos com as explicações prestadas pela Corsan, considerando que o objetivo da reunião foi cumprido. Além do superintendente da Corsan, compareceram o gerente da unidade local, Fernando Orth, o coordenador operacional Ângelo Marcelo Faro e Simone Nunes, assistente da presidência, que atua no projeto socioambiental.

corsan 2