Creche Emma Ramos de Moraes deverá funcionar em maio

por mon — publicado 19/02/2014 15h45, última modificação 01/06/2016 11h01
A Escola de Educação Infantil Emma Ramos de Moraes, no bairro Estação, deverá iniciar suas atividades em maio. Informação do novo Secretário de Educação do Município João Antônio Moreira, que recebeu quarta (19) os Vereadores Renato Kranz (PMDB) - presidente da Câmara, Márcio Müller (PTB), Gustavo Zanatta (PP) e Marcos Gehlen (PT) - “Tuco” na sede da Secretaria, no Parque Centenário Erny Carlos Heller.

Para o prazo ser cumprido, o Secretário citou a necessidade de o Executivo encaminhar à Câmara projeto criando os cargos da nova Escola. Estaria faltando chegar ao educandário materiais licitados e comprados. Na audiência, participaram a Diretora de Educação Terezinha Piccinini e o Diretor de Desportos Gilberto Metzen. Também se trataram de questões relacionadas à cobertura do ginásio da Escola José Pedro Steigleder, ao Projeto Câmara Mirim, eleição de diretores das Escolas Municipais e a emenda realizada pela Câmara para construção de uma escola de Educação Infantil no bairro Santa Rita. “O prefeito vetou essa emenda proposta por nós”, lamentou Tuco. Kranz alertou que o Município em 2012, foi contemplado no Ministério da Educação com uma escola de Ensino Fundamental para o bairro Estação.
O presidente da Câmara, Renato Kranz explicou que a iniciativa busca a aproximação com a SMEC, o que, segundo ele, não foi possível com o titular anterior. “Nós Vereadores queremos ajudar contribuindo para a melhoria da Educação, por isto estamos aqui”, disse no início do encontro.
Lembrou as dificuldades no setor em Montenegro, ano passado. Na análise de Kranz, o Secretário Moreira precisa recuperar o tempo perdido. “Tivemos que trancar a pauta de votações para que o convênio com o Lar do Menor fosse assinado”, exemplificou.
Kranz, Zanatta, Tuco e Müller voltaram a cobrar realização das obras no telhado do ginásio da Escola José Pedro. Conforme o Secretário, R$ 28.000,00 estão reservados no orçamento para esta finalidade. Informou que a melhoria deverá acontecer o mais rápido possível, dentro da tramitação legal.
Os dois últimos assuntos foram: eleição de diretores nas escolas municipais e o projeto Câmara Mirim. Moreira se declarou favorável, reforçando a importância do processo democrático nos educandários e ainda o despertar da cidadania através do Câmara Mirim.
Os Vereadores classificaram a audiência como positiva, especialmente pela abertura do diálogo com Moreira. Conforme os participantes, ele se mostrou entusiasmado para enfrentar o problema da falta de professores, além de outros obstáculos da Educação.