Criação do Parque Tecnológico pode alavancar o crescimento

por mon — publicado 05/06/2013 16h42, última modificação 01/06/2016 11h01
Buscando apurar as intenções da nova Administração com a retirada do projeto 127/12, do governo anterior, que trata da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e cria o Programa de Incentivo para o Desenvolvimento Tecnológico de Montenegro, o Parque Tecnológico, por iniciativa de sete Vereadores a Câmara promoveu reunião terça (4) à noite, com o reitor da Unisc, Vilmar Thomé.

Também presentes o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo Márcio Menezes, diretores de escolas, estudantes, vereadores, empresários e ACI.
Reafirmada a importância de Montenegro criar o Programa Incentivo para o Desenvolvimento Tecnológico. Lamentada, porém, o que foi classificado como “lentidão” do novo governo. O prefeito Paulo Azeredo (PDT), ao assumir a Prefeitura retirou todos os projetos, apresentados pelo governo anterior, que estavam tramitando na Câmara. Conforme o Vereador Renato Kranz (PMDB), um dos líderes do movimento, passados cinco meses do novo governo, não ocorreu reapresentação do projeto do Parque Tecnológico, “nem o de nova proposta”, lamentou.
Para reforçar a importância deste tipo de iniciativa, Kranz apresentou um case de sucesso da cidade de Pato Branco, no Paraná. O Parque Tecnológico é desenvolvido através de uma universidade. A Unisc lideraria o processo em Montenegro, pois já o implantou em Santa Cruz do Sul. Além da possível implantação do Parque, o Reitor falou sobre o Plano de Expansão da Universidade, a parceria Unisc/Prefeitura e a continuidade dos investimentos no câmpus da Universidade no município.
Thomé explicou que a Unisc é uma universidade comunitária sem fins lucrativos, em que tudo reverte em investimentos para o aluno. Tranquilizou a todos, salientando que não foi descartada a execução do projeto da Unisc em Montenegro. Informou que a segunda etapa de construção do prédio do câmpus Montenegro será realizada com recursos próprios. Lamentou que a Prefeitura ainda não tivesse assinado o novo Termo de Convênio, providência necessária para a concretização da obra.
Segundo Thomé, em Montenegro o Parque Científico e Tecnológico poderá abrigar mais de uma atividade científica. Como exemplos, citou áreas como Tecnologia da Informação, Polímeros e Alimentos. Entende que a presença do Polo Petroquímico impulsiona inúmeros empreendimentos na área industrial, além da proximidade com Porto Alegre. “Podemos ter desde a incubação de projetos até a estrutura da área de pesquisa e desenvolvimento”.
O representante da ACI Montenegro, Lorenzo Mattana Müller, citou como exemplo o Polo Tecnológico de São Leopoldo, que atraiu empresários do exterior. Houve consenso entre os participantes, inclusive o Secretário Márcio Menezes, quanto à importância deste projeto. Decidida mobilização junto ao Executivo para tratar do assunto. O Vereador Roberto Braatz (PDT), logo após à reunião, entrou em contato com o Chefe de Gabinete, Clóvis Domingues e agendou audiência para o dia seguinte, quarta-feira.
                       Audiência no Gabinete
Quarta pela manhã, o Chefe de Gabinete Clóvis Domingues - “Cafundó” atendeu a comitiva, composta pelos vereadores e o representante da ACI, Lorenzo Mattana Müller. Solicitado novamente o encaminhamento do projeto à Câmara, destacando sua importância para alavancar o crescimento de Montenegro. Cafundó alegou que o governo atual tem uma visão diferente, desejando agregar maior número de escolas. Garantiu não existir resistência ao projeto, mas que estariam sendo avaliados os recursos do cidadão que terão que ser aplicados neste processo.
A comitiva escutou os argumentos do Chefe de Gabinete, solicitando agendamento também com o prefeito Paulo Azeredo (PDT), atualmente em Brasília. Acertado que Paulo irá atender o grupo na próxima segunda-feira (10), às 7 horas.