Deputado Tarcísio acredita que mandato de quatro anos é curto

por mon — publicado 14/05/2015 17h16, última modificação 01/06/2016 11h01
Na Audiência Pública promovida quarta (13) à noite pela Câmara de Vereadores de Montenegro um dos convidados, o Deputado Tarcísio Zimmermann (PT) - Coordenador da Frente Parlamentar da Reforma Política e ex-prefeito de Novo Hamburgo destacou vários aspectos da proposta em discussão no Congresso. Proponente da Audiência e coordenador dos trabalhos, o Vereador Marcos Gehlen (PT) “Tuco” classificou como positivo o debate. ”Apesar de pequeno, o público foi participativo e qualificado”.

Entre os temas, tempo de mandato.    Para Zimmermann, é compreensível que se acabe com a reeleição. Porém, o mandato deve ser de cinco anos. “Por exemplo: um prefeito, em seu primeiro ano, trabalha com o Orçamento do governo anterior e ainda está ajustando a máquina. Restam três anos, o que é pouco”, classifica.
Preocupa o parlamentar a possibilidade de uma única eleição para todos os cargos. Concorda com que os eleitos assumam no mesmo período. Quanto ao sistema eleitoral, Zimmermann levantou o fato da mudança da forma de eleição, de Proporcional, como é atualmente, para Majoritária. Explicou didaticamente que em uma eleição Majoritária haveria o voto “Distritão”. Ou seja: no caso de Montenegro, os dez mais votados seriam os eleitos.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Montenegro, Sepé Tiaraju Rigon de Campos observou a importância de a população participar. Entre suas declarações, a de que a OAB é a única instituição confiável, em condições de defender os interesses da cidadania. “Temos que cobrar, protestar e demandar respostas do Congresso”. Por último, pediu que todos aderissem ao movimento que irá acontecer em Brasília dia 20 de maio, data prevista como o Dia Nacional da Mobilização.
Também houve manifestações dos Vereadores Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná” e Gustavo Zanatta (PP), além dos sindicalistas Joemir Souza de Oliveira e André de Assis.