Dia do Descarte Correto em Montenegro deverá ter mais duas edições

por mon — publicado 10/09/2014 16h00, última modificação 01/06/2016 11h01
O Dia do Descarte Correto deverá ter mais duas edições em 2014. Nova oportunidade para a população dar o destino certo a equipamentos eletrônicos, lâmpadas, entre outros. Quarta-feira (10) encontro na Câmara, proposto pelo Vereador Marcos Gehlen (PT) – Tuco reforçou a divulgação da atividade.

Participaram Vereadores, assessores, Ernesto Kasper (Ecocitrus), a Bióloga Taís Vargas Garcia e o Fiscal Gustavo Hanauer, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além do Técnico Ambiental Luis Fernando Ferreira da Silva.
         Segundo Taís Garcia, para ser realizado o Dia do Descarte Correto precisa haver disponibilidade por parte das empresas parceiras participantes, responsáveis pelo recolhimento e destinação final. Garcia anunciou que, em 2014, deverá ocorrer neste mês de setembro, durante a Semana da Água. Conforme os representantes da Prefeitura, nas anteriores foram recolhidos mais de três toneladas de material.
         Quando abordada pelo Vereador Tuco a questão do recolhimento e aceitação de lâmpadas, a Bióloga citou que em 2013 o Município deu destinação a mais de oito mil unidades, que estavam armazenadas. “Atualmente, estamos trabalhando com a questão da logística reversa, que é Lei. Todo comércio que vende este tipo de material é obrigado a recebê-lo de volta, para que seja dado seu destino final”, explica.
         O Técnico Ambiental Luís Silva, prestador de serviços para a empresa Recóleo, informou que, com relação ao óleo de cozinha, são recolhidos mais de 700 litros por semana na cidade nos pontos de coleta. Mesmo com este trabalho, Silva observa que ainda é despejada muita quantidade de óleo na rede de esgotos, prejudicando nosso rio. Conforme a Bióloga, o Município indicou a empresa Bioce para efetuar o recolhimento de óleo, a qual possui todas as suas Licenças em dia.
         “Temos pontos de coleta em vários restaurantes, lancherias e supermercados, nos quais a população pode deixar o óleo saturado”, reforçou o técnico. Para Ernesto Kasper, está muito claro que a geradora do produto é responsável pela sua destinação final. “A empresa que as produziu deve ter preocupação com o recolhimento das lâmpadas queimadas”, frisou.
         No final, o Vereador Tuco disse considerar que Montenegro parece estar avançando em algumas questões, como é o caso do recolhimento de óleo, e também na criação do Dia do Descarte Correto. “Porém, é preciso avançar com relação aos resíduos alimentares, que acabam recolhidos juntamente com a coleta de lixo tradicional” alerta Gehlen. “Precisamos ampliar os serviços e também criando campanhas de conscientização eficazes”, acrescenta. Sugeriu como alternativa para os resíduos alimentares a Prefeitura buscar parceria com a Ecocitrus.