Diretor do DAER alega: duplicação da RS 240/287 é obrigação da EGR

por mon — publicado 10/10/2013 08h31, última modificação 01/06/2016 11h01
Os Vereadores Roberto Braatz (PDT) e Gustavo Zanatta (PP), da Comissão de Estudo e Análise do Plano Diretor da Câmara, participaram de audiência no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O encontro quarta-feira (9), em Porto Alegre, objetivou verificar o real traçado da duplicação da RS 240/287, entre Rincão do Cascalho e Montenegro. Para os Vereadores, este ponto é fundamental na definição de questões que envolvem a Zona de Expansão Urbana de Montenegro.

Objetivo, o Diretor de Gestão e Projetos Miguel Molina afirmou que o tema é responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). “Inclusive, havíamos contratado a Enecom para a realização do projeto. A empresa já está trabalhando no Relatório II, dos seis previstos”. Segundo ele, com a criação da EGR foi apresentada uma sugestão de traçado e como se trata de rodovia pedagiada, o assunto deve ser tratado junto à empresa.
         Neste momento, os Vereadores apresentaram documento da EGR, através do qual a questionaram sobre o assunto, obtendo a resposta de que o tema não está sob sua responsabilidade. Mostrando disposição, Molina propôs um encontro entre todas as partes, para ser esclarecida a situação. “Este processo da Enecom tramitou na EGR. Nosso Jurídico deixou muito claro que a responsabilidade é deles”, enfatizou. Indignado, o Vereador Braatz desabafou: “então eles são mentirosos. Temos um documento da EGR afirmando que este assunto é com o Daer”.
         Quanto ao pré-estudo desenvolvido até o momento pela empresa contratada, Molina garantiu que seria possível disponibilizar cópia para os Vereadores, desde que solicitada formalmente pela Comissão. “Vamos enviar o pedido o mais rápido possível”, responderam Braatz e Zanatta, entendendo que o tema é fundamental para o Plano Diretor. Na verdade, o que os Vereadores querem é alguma definição quanto ao traçado de duplicação da RS 240/287, se será mantido o original ou se haverá um novo.
O QUE DIZ A EGR
Em resposta ao e-mail enviado dia 30 de setembro pela Câmara de Vereadores, com o ofício nº447/2013, em que solicita agendamento de reunião para tratar da duplicação/alteração de traçado da RS - 287, a Chefe de Gabinete da EGR, Eunice Rossi afirmou que “o assunto diz respeito ao Daer”.
O vereador Roberto Braatz(PDT), vai buscar audiência com o Secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, uma vez que o Daer e a EGR são subordinados a essa pasta.