Eleita a Mesa Diretora da Câmara Mirim de 2015

por mon — publicado 08/06/2015 15h00, última modificação 01/06/2016 11h01
A Câmara de Vereadores Mirins realizou sua primeira Sessão Ordinária de 2015 na manhã desta segunda-feira (8). Eleita a Mesa Diretora que comandará os trabalhos.

A presidência coube à Júlia Lopes, tendo como vice a Vereadora reeleita Taíla Andressa Boischi, e secretário Miguel da Rosa dos Santos. Os Mirins também fizeram o seu juramento de posse.
    Conforme consta no Programa, na primeira parte da sessão tradicionalmente é realizada uma palestra. O primeiro convidado de 2015 foi o deputado federal Henrique Fontana (PT), falando sobre “O Poder Legislativo e a Reforma Política”.
    Demonstrando compreensão sobre o projeto Câmara Mirim, Fontana, de maneira didática e com clareza, abordou aspectos do Poder Legislativo e a Reforma Política. Iniciou falando sobre a importância da Política e as formas de se fazê-la. “A Política não pode estar separada da vida, e a vida não anda sem a Política”.
    O deputado trouxe, em linguagem simples, um exemplo prático para o público que acompanhava a sessão no plenário, formado na maioria por estudantes. Disse que, individualmente, cada um pode definir se irá estudar mais ou menos o conteúdo que o professor aplicou, depende somente do “eu”. Já quando se trata de um conjunto de coisas, Fontana lembrou que se precisa de decisões coletivas. “Uma reforma de escola, melhorias do laboratório, quadra de esportes são decisões políticas e coletivas”, fez uma ligação.
    O petista explicou sucintamente o que é Reforma Política, lembrando sua luta para combater o abuso do poder econômico. Fontana defende o fim do financiamento de campanhas por empresas, considerado o fator principal da corrupção. “Mais de quarenta países já proíbem o financiamento empresarial nas eleições”, ressaltou.
    No final respondeu os questionamentos dos vereadores mirins, dentre os quais o de Luis Fernando, estudante da Escola Sinodal Progresso, quanto às manifestações nas quais o povo saiu às ruas. No espaço destinado aos oradores, boa parte dos vereadores mirins foi à tribuna para agradecer o apoio recebido dos colegas, familiares e escolas.     A próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim está agendada para o dia 13 de julho, às 14h30min, tendo como tema: Manutenção da UERGS.