Em nove meses Delegacia da Mulher realizou 613 procedimentos

por mon — publicado 10/09/2015 11h00, última modificação 01/06/2016 11h01
Os números assustam. Desde 17 de dezembro data de inauguração da Central de Polícia em Montenegro a cidade passou a contar com a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM). Neste curto período foram realizados pela equipe da Delegada Cleusa Spinato 613 procedimentos envolvendo mulheres vítimas da violência no Vale do Caí.

O conjunto de informação foi apresentado em reunião na Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador Marcos Gehlen (PT) “Tuco”. O encontro na tarde de quarta-feira contou com representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Prefeitura, Conselho da Mulher e Hospital Montenegro.
O vereador proponente, Marcos Gehlen “Tuco” disse que o objetivo era apurar os avanços e quais as necessidades para melhor estrutura da DEAM. Não poderia ser diferente, os delegados falaram da crise que assola o Estado com atraso nos pagamentos dos servidores. A Delegada Cleusa Spinato explicou que este não é o melhor momento, parcelamento de salários, períodos de incertezas fatores que desmotivam.
Segundo Spinato os casos graves continuam sendo atendidos, como violência doméstica. “Se faz o que consegue dentro das limitações”, desabafa. Reforçando, o Delegado Edilson Paim, classificou como momento diferenciado nunca imaginou essa crise. Em seguida, Paim, disse que em Montenegro a solução para atrair novos policiais, tanto para Polícia Civil, como Brigada Militar é através do auxílio moradia que está buscando via parceria com o Município. “Tenho certeza que com o auxílio moradia resolvemos o problema de efetivo em Montenegro”, afirmou Paim.
Já a Conselheira Lucianita Menezes aproveitou para pedir socorro: “É preciso que se tome alguma providência quanto ao bairro Estação, não temos como entrar mais lá, já fomos ameaçados”.
Questionada pela representante do Conselho da Mulher, Vânia Lerner se houveram diminuição ou aumento nos casos de violência a mulher, a Delegada Spinato explicou que a partir de uma melhor estrutura da Polícia, com Delegacia da Mulher, as ocorrências aumentaram em função da facilidade no que tange ao atendimento da Polícia Civil.
Conforme a Delegada em Montenegro ainda há o agravante quanto a violência sendo que classifica os casos como grave, incluindo tentativa de homicídio. “Atendemos ao Vale do Caí, porém, todos os pedidos de Prisão Preventiva são referentes aos casos de Montenegro”, relata. O Delegado Regional, Edilson Paim acredita que um dos fatores que elevaram os números de registros é que as mulheres estão mais encorajadas.
      A psicóloga Adriana Bandeira e o vereador Tuco voltaram a falar da importância de ter a rede de atendimento em pleno funcionamento. Para eles, não basta simplesmente a Delegacia estar atendendo em condições é preciso muito mais. “Precisamos falar do fluxograma de atendimento a essa vítima”, destaca o vereador.
Para o Capitão da Brigada Militar, Moacir Brum é preciso mudar a cultura da violência, hoje, a DEAM está funcionando e as denúncias chegam. Brum também entrou na questão do auxílio moradia que iria contribuir para atrair novos policias para Montenegro.
Voltando a questão do atendimento a mulher, o Delegado Marcelo Farias pediu para que seja estudado formato que possibilite através de parceria com o Município atendimento psicológico na própria Central de Polícia para essas mulheres vítimas.
Quanto ao diagnóstico dos casos de violências, Spinato disse que não existe uma classe social específica acontecem em todas. Fica mais evidente nas com vulnerabilidades sociais maiores, sendo que essas buscam apoio na Polícia.
    Questões levantadas na reunião serão levadas à Conferência Municipal na quarta-feira (16), a partir das 9h, na Câmara de Vereadores.