Faltam 250 vagas na Educação Infantil do Município

por mon — publicado 27/06/2014 15h02, última modificação 01/06/2016 11h02
A Câmara de Vereadores, atendendo Requerimento do Vereador Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”, promoveu reunião na manhã de sexta-feira (27) tendo como tema a Educação Infantil no Município.

Participou o Presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB), Carlos Einar de Mello - “Naná” (PP), Márcio Müller (PTB), Roberto Braatz (PDT), a representante do Conselho Tutelar Josi Paz, o Defensor Público Laoni Poletto e o Secretário de Educação e Cultura João Antônio Moreira.
Na abertura o autor do encontro, Vereador Tuco, disse que é do conhecimento de todos a diminuição do número de reclamações por falta de vagas. “Porém, é preciso ter claro qual é a demanda reprimida e o planejamento da Educação neste sentido. Estes são os motivos que nos levaram ao Requerimento”, acentua.
De imediato, a palavra foi passada ao titular da Educação João Moreira que, motivado, disse que o déficit vem diminuindo e a Administração está avançando neste sentido. Segundo Moreira, atualmente faltam 250 vagas, sendo 170 para bebês de 0 a 1 ano e 80 para os de 2 a 3 anos. Complementando, o Secretário alegou que atualmente, no Jardim A e B, não existe carência de vagas.
Questionado pelo presidente da Câmara, Renato Kranz quanto à criação de novos espaços, Moreira explicou que já está na Secretaria de Obras do Município o estudo para erguer Escola de Educação Infantil no Bairro Santa Rita. Também citou a construção de duas novas salas na Escola Cinco de Maio. O planejamento de Moreira é zerar o déficit até o final de 2015.
A Conselheira Josiane Paz citou que as requisições via Conselho diminuíram bastante e o relacionamento com a Secretaria de Educação vem sendo positivo na busca de vagas, respeitando a fila de espera existente. Na mesma linha, o Defensor Público Laoni Poletto comentou que nos últimos três meses não foi mais necessário ajuizar ações no Judiciário. “O panorama atual está bem encaminhando, diferente do que aconteceu ano passado, quando ocorreram vários problemas”.
Poletto aproveitou para falar sobre a questão do transporte escolar de crianças que estão residindo no novo Residencial do Cinco de Maio. “Fomos procurados por famílias daquele Bairro, que alegaram não ter transporte escolar”, argumentou. Moreira assegura que todas as famílias que procuraram a Educação tiveram de alguma forma sua demanda atendida, inclusive com a realocação das crianças para educandários mais próximos.
“Existem casos isolados, como o de uma criança que estuda em escola do Santo Antônio, em que a gente conseguiu vaga na Escola Tanac e o pai não aceitou”.  O Vereador Naná questionou a situação da Escola Emma Ramos de Moraes. Moreira disse que profissionais foram e estão sendo nomeados, e a Escola gradativamente está tendo sua capacidade máxima utilizada.
Outra situação apontada pelo presidente Renato Kranz é quanto ao segundo turno na Educação Infantil, sendo que hoje muitas crianças estão com vagas somente em um dos turnos. Moreira concordou, citando que vem sendo buscadas alternativas. Entre elas, aumentar o número de bebês por sala, atualmente em 12. “Disponibilizamos três profissionais por turma. Penso que teriam condições de atender a maior número de crianças”, finalizou.
Por último foi cobrada do Secretário a creche noturna, que é uma proposta do atual Governo. Moreira comentou que deverá demorar a acontecer, em razão da necessidade de que se tenha estrutura adequada. Roberto Braatz limitou-se a dizer que vem dialogando com o Secretário na busca de soluções.