Farmácia 24 horas: solução paliativa pode estar na Secretaria da Saúde

por mon — publicado 27/11/2014 19h35, última modificação 01/06/2016 11h02
O funcionamento na cidade de, pelo menos, uma farmácia durante as 24 horas do dia volta à discussão. Em 2011, o Vereador Marcos Gehlen (PT) -“Tuco” apresentou requerimento na Câmara e promoveu uma reunião sobre o assunto.

Na época, a alegação dos empresários foi de que o serviço seria inviável, por razões de custo e segurança.
Passados três anos, apresentada a mesma justificativa: os gastos com a manutenção de um Farmacêutico atendendo permanentemente e a falta de segurança. Estas e outras questões foram debatidas em novo encontro na manhã de quinta-feira (27), na sala de reuniões do Legislativo, proposto pelos Vereadores Renato Kranz (PMDB) e Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”. Também presentes Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná” e Márcio Müller (PTB), o representante da Unimed Vale do Caí Pedro Passos Puzyna, o Diretor do Hospital Montenegro Carlos Batista da Silveira, o empresário do ramo de Farmácias Marco Marcadella e o Sargento Vail Junior Rocha, pelo 5º BPM.
A Secretária da Saúde Elocy Garcia Rocha da Rosa também foi convidada, mas não compareceu. No início da reunião foi lido e-mail enviado pela Secretaria, informando: “a Dona Elocy não comparecerá na reunião dia 27.11.2014, convidada através do ofício nº484/2014/CM. Motivo: está de férias”.
Na abertura, o presidente da Câmara e autor do Requerimento, Vereador Renato Kranz (PMDB), explicou que o tema estava sendo novamente debatido porque a demanda surgiu da comunidade. Contou ter recebido ligação de uma senhora que precisava comprar remédio para o filho e não encontrou nenhuma farmácia aberta durante a madrugada.
“Sugeri a ela que também procurasse a imprensa e logo depois saiu uma reportagem tratando do assunto”, comenta. Kranz classificou como positiva a movimentação também iniciada pelo Executivo. Recordou que a Unimed mantinha a farmácia aberta 24 horas. “Problema para o qual precisamos chegar a uma solução", ponderou.
Representando as farmácias, Marco Marcadella mais uma vez foi taxativo, ao afirmar que a abertura durante as 24 horas é inviável, por razões de custo e segurança. Marcadella explicou que um dos complicadores é a exigência do Farmacêutico: “teríamos que ter, no mínimo, quatro”. Aponta ainda que há exemplos claros de estabelecimentos que funcionaram 24 horas nos quais, muitas vezes, a campainha tocava apenas para atender cliente que queria comprar uma camisinha.
Ainda em defesa da proposta, Kranz e Tuco lembraram que a população de Montenegro vem crescendo, existem dois Hospitais e, somado a isto, a cidade é um polo regional do Vale do Caí.

O representando da Unimed, Pedro Puzyna, contou que a farmácia que funcionava 24 horas, junto ao Hospital, foi assaltada três vezes. Relata que no período após a meia noite ela fica fechada. Porém, funciona internamente, para os pacientes em atendimento médico. Puzyna observa que, além do prejuízo financeiro em razão dos assaltos, os funcionários ficaram com um trauma.
Segundo o médico, tanto os pacientes do Hospital Unimed como do Hospital Montenegro, quando necessário, recebem a medicação no atendimento do próprio plantão. Para Puzyna, é preciso que a “Assistência” se organize e preste este serviço na sua farmácia. Recorda que, na época do ex-prefeito Ubirajara Mattana, o atendimento médico era prestado durante as 24 horas.
O Diretor do HM, Carlos Batista da Silveira, não visualiza demanda que justifique a abertura das farmácias durante as 24 horas. No caso do HM, o paciente atendido recebe remédios que lhe possibilitam ficar medicado até que os estabelecimentos reabram, no período da manhã. “Inclusive, nos casos mais graves ele fica em observação, fazemos o acompanhamento deste paciente”, pondera.
Tuco voltou a defender a abertura, alegando que pode não haver uma demanda expressiva, porém não é possível negar que exista. Renato Kranz lamentou a ausência da Secretária da Saúde, até para que se pudesse ter clareza sobre como vai ficar o atendimento na Farmácia após a criação do Pronto Atendimento (PA). Como a maioria concordou que, na atualidade, a melhor opção seria estender o horário de atendimento na Farmácia da Secretaria da Saúde, os Vereadores anunciaram que deverão apresentar uma Convocação a titular da Secretaria da Saúde, obrigando o seu comparecimento a novo encontro sobre o tema.