Ginásio da José Pedro terá o telhado recuperado

por mon — publicado 20/08/2015 18h28, última modificação 01/06/2016 11h02
As obras para a recuperação da Escola José Pedro Steigleder e da cobertura do Ginásio deverão iniciar este ano. A licitação está em andamento. Questões envolvendo a perda dos recursos federais de R$ 145 mil, e o futuro do educandário foram debatidas em reunião proposta pelo Vereador Renato Kranz (PMDB).

O encontro, envolvendo três Secretarias: Gestão e Planejamento, Obras e Educação aconteceu na tarde de quinta-feira (20), na sala de reuniões da Câmara.
No início o Vereador Renato Kranz, proponente, manifestou a importância de serem esclarecidos os problemas envolvendo as obras do Ginásio e também a perda de recursos. “Pessoas podem estar sendo acusadas injustamente. Precisamos clarear, apresentando todos os fatos”, argumentou.
A primeira a se manifestar foi a ex-Diretora da José Pedro, Ana Valdeti, contando que o ginásio foi uma emenda do então Deputado Federal Mendes Ribeiro Filho. Quando as obras foram iniciadas, a Caixa Federal fez novas exigências, entendendo que, como se tratava de Ginásio e não de quadra poliesportiva, seria necessária a construção de arquibancada.
Ana Valdeti lembra que foi definido pelos técnicos da Prefeitura se fazer na parte dos fundos. “Depois de toda a tramitação, veio também uma solicitação de porta de emergência”, relata.  A servidora Nadia Fabre, responsável pelos Contratos e Convênios, explicou que desde 2008 foram sendo feitas solicitações de aditivos de tempo e novas exigências surgiram: “o problema realmente foi de espaço para a porta de emergência”. Fabre relata ainda que em 2012 ficou definido um profissional para tratar da questão do Ginásio e logo veio a troca de governo.
Olhando para o futuro, a Secretária de Obras Karina Daudt disse que é possível se fazer o fechamento das laterais com recursos próprios, sem a necessidade da exigência desta porta. Questionada por Kranz quanto à recuperação da cobertura do telhado, Daudt disse que está junto com um conjunto de melhorias da Escola, que se encontra em processo licitatório. Foi entendido por todos que a perda dos recursos se deu em função das inúmeras exigências da Caixa Federal, já que o assunto foi tratado bem na época do acidente da Boate Kiss.
Quanto ao fechamento lateral das paredes do Ginásio, não existe previsão orçamentária. A Secretária de Educação irá encaminhar ofício pedindo recursos da Câmara para a obra. “Acredito que os Vereadores serão sensíveis ao pedido, até porque esse tema já foi muito discutido por todos”, finaliza Kranz.