Hospital Montenegro: 27 milhões em dívidas não impedem crescimento e recuperação

por mon — publicado 20/11/2014 08h29, última modificação 01/06/2016 11h02
Uma herança maldita. O passivo do Hospital Montenegro (HM) é muito maior que o apresentado pelos gestores anteriores. Falava-se em 14 milhões de reais, 15 milhões. Porém, na verdade, o passivo deixado é de 27 milhões. A atual equipe da administração do HM esteve quarta-feira (19) na Câmara de Vereadores, fazendo uma ampla apresentação dos dados. O encontro, proposto pelo Vereador Roberto Braatz (PDT), teve participação da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas e do corpo técnico do Hospital.

Por mais de uma hora, o diretor Carlos Batista da Silveira fez a explanação, apresentando números como receita, despesa e investimentos. Os dados referem-se aos últimos dois anos, desde que foi feita a adesão à Portaria n° 929, de 10 de maio de 2012, do Ministério da Saúde, quando o Hospital se tornou 100% SUS (Sistema Único de Saúde).
O momento de maior tensão foi quando o Vereador Roberto Braatz (PDT) perguntou qual seria a verdadeira dívida do Hospital Montenegro. A atual contadora do HM, Rosângela Mello, disse que esta totaliza 27 milhões reais, tendo sido o valor, de fato, apurado pela nova empresa de auditoria, contratada pela atual gestão. Boa parte desta dívida é com o governo federal, a qual, conforme o administrador Carlos Batista, vem sendo negociada, estando bem perto de um acerto final.
Roberto voltou ao tema, cobrando se existia auditoria anteriormente. O gerente administrativo Felipe Leser completou, afirmando que sim, e que a diretoria da época foi a responsável pela escolha desta empresa. “Com tamanha diferença nestes números, precisariam ser apurados os responsáveis”, pontuou o Vereador. Batista observou que primeiro está focado em organizar a estrutura e modernizar o HM. Lembrou que já existe, por parte da OASE, uma ação judicial contra ex-administrador.
Os números mostram um cenário muito positivo para o HM. Dentre estes, o aumento do repasse referente à Contratualização, que passou de 558 mil reais, em 2011, para três milhões e 967 mil, em 2014. Dentre as dívidas do passado o HM, em dois anos (2012/2013), já pagou mais de R$ 4,8 milhões.
O reflexo direto no atendimento para a população está nos dados mostrados por Batista, tais como os procedimentos cirúrgicos. Em 2011, foram 1056. Até setembro deste ano passam de 2834. Outra especialidade que teve aumento: em 2011, realizados 249 partos normais e 383 cesarianas.  Até setembro de 2014, 357 e 409, respectivamente.
Segundo Batista, nas consultas especializadas a mudança é muito significativa. “Por exemplo: foram efetuadas 545, em 2011. Até setembro de 2014, já são mais de 2.984”, comemora. Por último, falou sobre as mudanças ocorridas e o crescimento da Escola de Enfermagem

HM 2

Hospital Montenegro em números:
Serviços médicos disponíveis: Obstetras, Pediatras, Nefrologista, Hospitalistas, Traumatologistas, Anestesistas.
Plantão de sobreaviso: cirurgia bucomaxilofacial, Urologista, Traumatologista, Pediatra, Cirurgiões, Cardiologista, Neurologista.
Investimentos: reformas, em 2014: R$ 643.200,00; Equipamentos: R$ 2 milhões 100 mil.
Equipamentos adquiridos: Monitores cardíacos, incubadoras, mesas cirúrgicas, torre de vídeo, aparelho de anestesia, perfurador, tomógrafo, equipamento de RX, monitor de sinais vitais, mamógrafo, foco auxiliar, desfibrilador, carro de emergência, aparelho ECG, Osmose e hemodiálise convencional, Hemodiálise Contínua, Gasometria, Dosimetros, Máquina unitarizadora de Medicamentos, Ventilômetro, Ecógrafo Doppler, Ecógrafo, Monitor Fetal Portátil, Detector Fetal, Combo Kavo Completo, Gerador Eletrocautério, Poltronas UTI, Sistema Gerador de Oxigênio.