Impeachment: ouvidas testemunhas de acusação e defesa

por mon — publicado 26/03/2015 10h51, última modificação 01/06/2016 11h02
A Comissão Processante ouviu na tarde de quarta (25) mais duas testemunhas no processo de Impeachment do prefeito Paulo Azeredo (PDT), tendo como objeto a implantação da Ciclovia/Ciclofaixa na Rua Capitão Cruz.

O primeiro depoente foi o Engenheiro Civil João Luiz Collares, presidente do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito. Assim que o presidente da Comissão, Vereador Gustavo Zanatta (PP) abriu o espaço para perguntas, o relator Renato Kranz iniciou a leitura do depoimento que Collares prestou ao Ministério Público (MP) em 26 de janeiro.
    Ao final, Kranz perguntou: “o senhor confirma todas as declarações prestadas no MP?”. João Collares respondeu, tranquilamente, que sim afirmando que este era o histórico. Collares reiterou as críticas que já vinha fazendo, em função da forma de construção da ciclovia. Lembrou que a implantação foi iniciada sem qualquer estudo de impacto sobre o trânsito. “O Município foi multado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) por não ter os documentos obrigatórios”, citou.
    O procurador do Prefeito neste processo, o Advogado João Elias Bragatto, perguntou se o Engenheiro estava afirmando que o Município foi multado. “Com referência aos projetos da Rua Capitão Cruz - Ciclovia, sim”, confirmou.  Bragatto ainda fez outros questionamentos, como sobre qual é a diferença entre a ciclovia de Porto Alegre e Montenegro. Collares explicou que seria difícil fazer um paralelo, em razão de serem cidades totalmente diferentes, sendo que uma tem mais de 2 milhões de moradores e a outra, 60 mil. Por fim, o presidente do CMTT disse que foram cometidos uma série de erros e equívocos.
    Na vez da testemunha de defesa, o Engenheiro da Corsan Ângelo Marcelo Faro, o primeiro a fazer a abordagem foi o Advogado Bragatto, que indagou se o depoente esteve no Ministério Público prestando depoimento. Marcelo Faro afirmou que na verdade fez um auto de declaração. Bragatto aproveitou para fazer a leitura de uma correspondência enviada pela Corsan, onde constavam algumas informações quanto à futura obra na Rua Capitão Cruz, porém, o documento não é conclusivo.
    Kranz novamente utilizou o depoimento dado pelo Engenheiro ao Ministério Público e repetiu a pergunta que já havia realizado para os demais depoentes, se o mesmo confirmava. Faro disse que este seria o extrato de uma conversa no Ministério Público.
    O Requerimento pelo Impeachment do prefeito Paulo Azeredo foi apresentado pelo representante comercial Luís Henrique Soares de Mello. Na próxima semana serão ouvidos: Terça-feira – 14h: Ernesto Arno Lauer, Natanael Pereira e Carlos Augusto Caetano. Quarta-feira -14h: Rui Simões Filho, Paulo Renato Petry, Cláudio Batista da Silva e Dairon Rodrigo Nicolau.