Impeachment: testemunha de defesa diz não conhecer os autos do processo

por mon — publicado 01/04/2015 17h17, última modificação 01/06/2016 11h02
As tarefas da Comissão Processante - Impeachment do Prefeito Paulo Azeredo tiveram mais uma etapa na tarde de quarta-feira (1°) Quatro testemunhas apontadas pela defesa de Paulo prestaram depoimento, na Câmara.

Primeiro a depor, o magistrado Rui Simões Filho disse que não tinha conhecimento dos autos do processo, e que teve informações da situação através de leitura de jornal. Acrescentou que estava no Rio de Janeiro quando recebeu uma ligação do Prefeito Paulo, pedindo um parecer. Contou também que meses atrás recebeu um convite para integrar o Executivo, porém, declinou.
    Rui disse ainda não conhecer a peça inicial do processo de Impeachment. Assim que saiu da sala, foi a vez do servidor público Paulo Renato Petry. O advogado de defesa João Elias Bragatto abriu os questionamentos perguntando-lhe se a ciclovia era imprópria.
    Segundo Paulo Petry, a ciclovia realmente foi colocada em um lugar inusitado. Elogiou a obra, considerando que na condição de usuário a sua visibilidade é ótima, sem nenhum obstáculo. “O ciclista pode ser enxergado a 300 metros de distância”, completou. Também disse que Montenegro não tem o hábito da bicicleta e que está sendo implantada esta cultura através da Aciclomont.
    Indagado por Bragatto quanto à funcionalidade da ciclovia, Petry respondeu que é adequada, com restrição, pois há o pleito da Rua Capitão Cruz voltar a ser mão-dupla. Por último, elogiou o trabalho do ex-diretor de Trânsito Edar Borges Machado, lamentando sua saída.
    Foram ouvidas ainda mais duas testemunhas: o empresário Dairon Rodrigo Nicolau e o socorrista Cláudio da Rocha. Dairon elogiou a ciclovia, completando que inclusive ela traz uma melhoria para o comércio. Integrante da Comissão, o Vereador Renato Kranz (PMDB) perguntou se Dairon sabia da existência do Plano de Mobilidade Urbana e de que nele existe a previsão de construir 32 km de ciclovia na cidade. O comerciante disse que não tinha conhecimento.
    Bragatto pede a reinquirição de Borges
Após os depoimentos João Elias Bragatto, advogado do Prefeito, pediu que fosse feita a reinquirição do ex-diretor Edar Borges. Na prática, quer que Borges seja ouvido novamente no processo de Impeachment, por entender necessário o confronto com seu primeiro depoimento, eis que Borges teria dado declaração na imprensa diferente da prestada no processo de Impeachment.
Também quer ouvir o autor do Pedido de abertura de Processo de Impeachment, Luis Henrique Soares de Mello. Os pedidos foram deferidos pelo presidente, Vereador Gustavo Zanatta (PP). Além de Zanatta, compõem a Comissão Processante os Vereadores Renato Kranz (PMDB) e Dorivaldo da Silva (PDT) - “Dorinho”.