Lar do Menor: Câmara e Executivo avançam na negociação

por mon — publicado 20/06/2013 16h32, última modificação 01/06/2016 11h02
A mobilização da Câmara de Vereadores obstruindo a pauta de votações, como estratégia visando forçar o diálogo com o Executivo, para que solucione o problema da falta de recursos à Sociedade Beneficente Espiritualista (Lar do Menor), começa a surtir efeito.

O Prefeito Paulo Azeredo (PDT), em encontro terça com os Vereadores e Sociedade Beneficente, garantiu que nesta quinta, 20 de junho, apresentaria uma proposta.
Cumprindo o prometido, às 8h de quinta o Chefe do Executivo e o Secretário da Fazenda, Astor Plineo Scherer compareceram à Câmara. Recebido pela Presidenta do Legislativo, Rose Almeida (PP), vereadores e entidade, entregou o ofício 467/13, com sua proposta de solução para o caso das “creches” e Abrigo Menino Jesus de Praga. No documento, consta a reivindicação da entidade: o repasse de R$ 275.695,50, correspondente à diferença de valores entre janeiro e 26 de abril, data em que foi assinado o novo contrato.
Pela proposta, a Prefeitura irá efetuar o repasse em duas parcelas iguais, nos meses de outubro e novembro. Será usado para o pagamento do 13º salário dos funcionários, incluindo o FGTS e INSS, a melhorias e aquisição de equipamentos, conforme Plano de Aplicação apresentado pela diretoria da entidade.
O Secretário da Fazenda Astor Scherer explicou que, para a efetivação do repasse, será necessário o encaminhamento de um projeto do Executivo e aprovação pelos Vereadores. No entendimento dos parlamentares e da diretoria da Sociedade, ficou claro que a solução para as creches está bem encaminhada.  Porém, não concordam com a proposta para o contrato de abrigagem, referente ao Abrigo Menino Jesus de Praga.

Lar do Menor 2
Segundo a diretora Josênia Flores, a proposta do Prefeito Azeredo, de um chamamento público de R$ 33.000,00, não atende à necessidade do Abrigo, que precisaria no mínimo de R$ 37.500,00. Demonstrando flexibilidade, chegou a dizer que o Prefeito fazendo o chamamento neste valor e revendo os valores do Estacionamento Rotativo abriria mão do montante a maior que o Abrigo teria direito conforme peça orçamentária.
Azeredo garantiu que analisaria o pedido em nova discussão com os técnicos na Prefeitura, enviando uma resposta até às 17 horas desta quantia. Quanto ao Estacionamento Rotativo, entende que é preciso discutir com toda a sociedade.
Rose Almeida encerrou observando que os Vereadores iriam aguardar até às 17h de quinta uma nova proposta de valores para o Chamamento Público.