Lar do Menor: nova proposta será apresentada quinta

por mon — publicado 18/06/2013 16h13, última modificação 01/06/2016 11h02
Ao longo de toda a manhã de terça-feira (18), Vereadores, a diretora da Sociedade Beneficente Espiritualista, Secretários do Município e o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) tiveram reunião no Palácio Rio Branco, na busca de soluções para a questão do déficit financeiro da entidade, que atende a mais de 500 crianças nas “creches” e a 25 no Abrigo Menino Jesus de Praga.

Foi definido que o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) irá apresentar uma proposta objetivando solucionar o impasse, durante nova reunião na Câmara de Vereadores na próxima quinta, dia 20.
         Os Vereadores obstruíram a pauta de votações do Legislativo até que seja apresentada uma solução pelo Executivo, visando sanar a diferença de valores (em torno de R$ 275.000,00) do contrato com o Lar do Menor, que é responsável pela administração de várias creches, e ainda para a falta de novo chamamento público, objetivando resolver a situação do Abrigo Menino Jesus de Praga.
         A diretora da Sociedade Espiritualista, Josênia Flores Cruz contextualizou toda a situação que envolve a entidade. Segundo Josênia, as tratativas visando aumentar o repasse da Prefeitura à instituição para prestar atendimento às crianças iniciaram dia 26 de janeiro, “e até o momento não houve solução”.
“O custo operacional do Abrigo Menino Jesus de Praga, que funciona 24 horas, sete dias por semana, está em R$ 41 mil mensais, e atualmente a Prefeitura repassa em torno de R$ 20 mil”, detalhou Josênia, para exemplificar o déficit que estaria se acumulando.
Paulo Azeredo, enfaticamente, disse que na atualidade o Abrigo vem atendendo em média a 17 crianças, sendo que a Prefeitura, mesmo assim, paga como se fossem 25, de acordo com o contrato vigente, salientando ainda que foi assinado o reequilíbrio financeiro de 7,25%. O ex-presidente da entidade, Lino Andrighetti, comentou que o custo com funcionários é o mesmo, independente de haver 17 ou 25 crianças.

O bloco de Vereadores que vem fazendo oposição através da obstrução da pauta deixou claro que deverá manter seu posicionamento, se não for encaminhada solução para o pagamento da diferença do contrato. O contrato “assinado somente em 26 de abril”, denunciam, acumula déficit de R$ 275 mil 685 reais para o Lar do Menor. Kranz chegou a sugerir ao Prefeito que o pagamento poderia ser com verba da rubrica “Auxílios e Subvenções”. Na mesma linha, Roberto Braatz citou como exemplo os vários repasses ao Hospital Montenegro. Os Vereadores também cobraram uma solução para o Abrigo Menino Jesus de Praga.
         A Presidenta da Câmara, Rose Almeida, afirma que os Vereadores atenderam ao convite do Prefeito e estiveram presentes, com o objetivo de somar. “Queremos ajudá-lo a encontrar uma solução”, pontuou.
         Conforme o Secretário da Fazenda, Astor Plineo Scherer, o Orçamento do Município ano não deverá se comportar como o previsto inicialmente - incremento de 8% este ano -, sendo necessários ajustes por parte da Administração.
         Durante a reunião, chegou a ser dito pelo Prefeito que o novo chamamento público, beneficiando crianças em situação de vulnerabilidade social deveria ser de R$ 33.700,00, para atender a até 25 crianças. “Sua campanha foi feita em cima do povo. Nas creches e no Abrigo está este povo que o senhor tanto prioriza”, desabafou Josênia no final.
         Todos participantes da reunião desta terça-feira deverão comparecer novamente quinta, na Câmara. Como acontece em todas as reuniões promovidas no Legislativo, os trabalhos serão gravados e abertos à imprensa.
Lar do menor