Legislativo homenageou os cem anos do 5º BPM

por mon — publicado 12/12/2014 16h22, última modificação 01/06/2016 11h03
Também autor da Sessão Solene em homenagem ao 5º BPM, Muller declarou que a instituição chega ao centenário “consolidada na luta pelo nosso bem-estar e segurança, tendo destacada atuação inclusive na área social, com campanhas educativas e programas como o Proerd, PM Mirim e tantos outros”. Além de Montenegro, o 5º abrange Pareci Novo, São José do Sul, Brochier, Maratá, Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Triunfo e a área do Polo Petroquímico.

“A comunidade tem muito a comemorar neste centenário. A ela todos os esforços na prevenção e combate ao crime se destinam e os resultados se confirmam nos baixos índices de criminalidade registrados, especialmente o reduzido número de homicídios, que os indicadores apontam como sendo os menores do estado”, destaca o Vereador.  Márcio fez a entrega do Diploma ao Comandante, o Ten. Cel. Marcus Vinícius de Sousa Dutra, assim como do Título e de cópia do Decreto Legislativo ao Sargento Gelson Luis Constantino.
                Dutra ressaltou a importância do 5º não só no contexto histórico, mas operacional, para a Brigada Militar. Cita que em sua área estão o 3º Polo Petroquímico, que possui um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) do estado e a Penitenciária Modulada em Montenegro, com mais de 1500 apenados. Também destacou que a guarnição de Montenegro conta com o Comando Regional, Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário, Susepe, além da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que será inaugurada em breve. “Poucos são os municípios que têm esta estrutura de segurança pública”.
                Finalizando, o Vice-Prefeito Luiz Américo Aldana declarou terem sido muito felizes aqueles que tiveram a ideia das homenagens, do reconhecimento. “Que os nossos atos tenham a transcendência da nossa profissão, dos nossos deveres”, sublinhou, frisando que “ao longo de 100 anos, a BM vem desenhando um belo quadro”.
                Na visão de Aldana, a homenagem “é o grande momento destas pessoas e das instituições que elas representam”. Fez uma comparação com os Beatles, “que também tiveram uma oportunidade de ‘pintar’ diferente o rock and roll porque eles incluíram o que não existia: algo mais humano, mais sensível, o dissonante, por isto eles são imortais”. Disse ainda que “neste mundo com narcotráfico e com estas mazelas todas, vocês é que dão este tom mais suave, nos tranquilizam, nos dão segurança. Não é todo dia que alguém como o senhor, que faz o que faz, é lembrado para ser Cidadão Montenegrino. Não é todo dia que uma instituição democrática, social, militar faz cem anos, as coisas estão se tornando perenes em Montenegro”
                Aos familiares dos homenageados que estavam na plateia, disse: “se orgulhem do filho, do esposo, do pai porque é fantástico o trabalho que eles fazem no dia-a-dia das ruas. Quantos pais de família, quantos trabalhadores hoje estão bem encaminhados, graças ao trabalho do Sargento Constantino”. Finalizou assinalando que “a homenagem na Casa do Povo é como se fosse o próprio povo montenegrino que estivesse todo ele reunido agradecendo a vocês pelo bem que nos fazem”.