Lideranças articulam mobilização para concretizar o Projeto Executivo das Cheias

por mon — publicado 19/10/2015 14h09, última modificação 01/06/2016 11h03
O Projeto Executivo do Plano de Estudo das Cheias, que contém as ações técnicas para a sua minimização não só em Montenegro, mas no Vale do Caí, custa seis milhões de reais. É preciso haver mobilização política junto ao governo federal, para obter a verba. Esta foi a tônica da reunião segunda-feira (19) na Câmara de Montenegro, proposta pelo Vereador Roberto Braatz (PDT).

Participaram representantes de Montenegro, São Sebastião do Caí e Pareci Novo. Braatz lembrou o resultado da audiência pública de 18 de agosto na Câmara, e a necessidade de avanços no sentido de se buscar a próxima etapa, que é justamente a elaboração do Projeto Executivo.
    O foco da reunião foi esta busca de recursos para a execução do Projeto, pois o Estudo já foi concluído através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí, que para a sua elaboração contratou uma empresa especializada. “Não podemos parar, precisamos estar mobilizados, especialmente as quatro cidades mais atingidas”, defendeu Braatz.
    Para o representante de Pareci Novo, o Secretário da Agricultura Edson Müller, apesar de o momento econômico não ser propício, é preciso continuar tentando. Ele recordou que os prefeitos já tiveram encontros em Brasília, até o momento sem sucesso.
    Já o Secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania João Marcelino da Rosa, diz que não se pode ficar somente no Estudo. “É preciso realmente mobilização, para que o projeto aconteça de fato”, destacou. “Foram cinco enchentes em 2015”, contabiliza o Secretário. Também representando Montenegro, o Secretário de Viação e Serviços Urbanos, Carlos Einar de Mello - “Naná”, observa que andou alguns passos, fazendo alusão ao Estudo. Porém, parou por falta de recursos para o Projeto Executivo, que só poderia ser viabilizado através de repasse do Governo Federal.
    O Prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, conta que a mobilização iniciou em 2009. A partir da mobilização coletiva iniciada na Audiência Pública em Caí, se conseguiu que o Estado bancasse o Estudo, que hoje serve para dar o “norte” ao Projeto Executivo. “Não existe outra forma, a não ser através da mobilização política destes quatro municípios, Montenegro, São Sebastião do Caí, Harmonia e Pareci Novo junto ao Governo Federal”, alerta o Prefeito Darci. Reforçou a importância de todos se focaram neste sentido, o da busca dos seis milhões de reais para o Projeto Executivo, junto ao Governo Federal.
    Braatz voltou a falar, citando como exemplo a capital do estado, Porto Alegre, em que houve muitas críticas quando foi construído o Muro da Mauá, inclusive intitulado pela imprensa como o “muro da vergonha”, mas que na atualidade teve provada a sua eficiência, evitando o caos ainda maior em Porto Alegre.
     O Vereador Valmir Oliveira elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo Prefeito do Caí neste sentido, já que ele tem sido uma das lideranças no que tange à preocupação quanto às cheias na região. “Temos que ser insistentes, não existe outra forma”, acrescentou o Prefeito.
    Como proposta concreta, a de realizar uma grande mobilização no dia 10 de novembro, às 18h, em São Sebastião do Caí. No Centro de Cultura, prefeitos, vereadores e secretários estarão reunidos, tratando das ações no sentido de se buscar o recurso junto ao Governo Federal.