Moção de Apoio à Universidade Federal atendendo o Vale do Caí

por mon — publicado 27/05/2014 14h48, última modificação 01/06/2016 11h03
Será votada na sessão de 29 de maio Moção de Apoio assinada pelos dez Vereadores de Montenegro, pela implantação de uma Universidade Pública Federal na região do Vale do Sinos, Caí e Paranhana.

Segundo o texto, a instituição teria como diretriz fundamental o Ensino, a Pesquisa e a Extensão comprometidos com o desenvolvimento econômico e social da região. E “o atendimento mínimo das três áreas do conhecimento; Centro de Tecnologias e Engenharias; Centro de Formação de Profissionais da Educação; Centro de Formação de Profissionais da Saúde Pública (médicos, enfermeiras e gestores de sistemas públicos de saúde)”.
    Considera que as cidades atendidas “estão no centro dinâmico da economia e da sociedade gaúcha e dispõe de condições favoráveis para a instalação de uma instituição universitária federal”. O texto da Moção sugerida pelo Vereador Ari Müller (PDT), que teve o apoio de todos os seus colegas, cita ainda que é um anseio antigo do movimento sindical e tem o apoio de entidades como a Fundação Escola Técnica Liberato, de lideranças políticas de diversos partidos, dos movimentos sociais e comunitários.
    Depois de aprovada, o Legislativo a encaminhará ao Ministro da Educação Henrique Paim, fazendo com que chegue ao governo federal este anseio de diversas regiões do Estado.