Modo de recolhimento do lixo doméstico será revisto

por mon — publicado 10/08/2015 16h11, última modificação 01/06/2016 11h03
A forma de recolhimento dos resíduos domiciliares, popularmente conhecidos como “lixo”, será revista. Estas e outras questões envolvendo a coleta em Montenegro foram debatidas na tarde de segunda-feira (10), na Câmara, em reunião proposta pelo Vereador Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”. Participou o Secretário de Meio Ambiente Márcio Menezes, a Bióloga Elisa Kerber Schoenell, o Diretor de Limpeza Pública Elói da Silva e o gerente operacional da empresa responsável pelo recolhimento na cidade, a Komac, Joaquim da Silva Oliveira.

Na abertura, o Vereador Marcos Gehlen - “Tuco” explicou que seriam abordados dois temas: as reclamações quanto ao modal de recolhimento na cidade e a coleta seletiva.  Quanto ao recolhimento, o Vereador Tuco disse que há inúmeras reclamações da comunidade quanto à forma como está sendo operado o recolhimento. “Um coletor ambiental (gari) vai à frente do caminhão amontando o lixo na rua e depois o caminhão passa, recolhendo-o. Esta demora na retirada do material causa transtornos, os cachorros acabam rasgando os sacos de lixos e os dejetos ficam na via”, reclamou Tuco.
    Quanto à coleta seletiva, o Vereador mencionou que não está sendo cumprido o cronograma dos dias e Bairros, divulgado no site da própria Prefeitura. Como exemplo, trouxe o da rua onde mora, em que deveria acontecer a coleta do lixo seletivo na segunda-feira, e não é realizada. “Precisamos rever estas questões e trabalhar mais forte o tema ‘coleta seletiva’, incentivando a população a separar o lixo”, cobrou. Completando, denunciou haver falha na coleta do lixo na localidade de Serra Velha. “O Vereador Dorinho, que mora na localidade, nos disse que as lixeiras da Serra Velha estão transbordando”, lamentou.
    Tanto os representantes da Prefeitura como da empresa admitiram as falhas no cronograma da coleta seletiva, sendo que a empresa já está alterando-o de acordo com o divulgado pela Prefeitura. A alegação de Joaquim da Silva Oliveira é de que estaria ocorrendo algumas confusões quanto às divisas dos Bairros, o que está sendo equacionado.
    O Secretário de Meio Ambiente Márcio Menezes e o representante da Komac prometeram que será agilizado o modo de recolhimento, o tempo que este lixo fica na via. “Vamos ajustar para que o lixo não fique tempo na rua, permitindo que os cachorros acabem rasgando-o”, comentou Menezes.
    A Bióloga Elisa Kerber Schoenell, fiscal do contrato da empresa do lixo, disse que até o final do mês haverá mais um caminhão atuando na coleta seletiva.  A Komac informou que o recolhimento na Serra Velha foi normalizado no último sábado, não havendo mais acúmulo de lixo. Atualmente, são cinco caminhões atuando. Quanto às reclamações, Joaquim considerou normal sua quantidade em Montenegro. “De 29 de julho até agora foram 10 reclamações. Acredito que está dentro dos parâmetros”, finaliza.
    Por último, se falou quanto à necessidade de campanhas incisivas de conscientização relacionadas à coleta seletiva. O Vereador Tuco questionou quais projetos estão em andamento neste sentido. Os representantes da Prefeitura se limitaram a dizer que foi iniciado um ciclo de palestras nas escolas, pela servidora Simone Schardong. Este trabalho parou, com sua saída da Secretaria de Meio Ambiente. “Estamos num processo de transição”, completou Schoenell.