Montenegro conhece o estudo que prevê melhoramentos na BR-386, a Tabaí/Canoas

por mon — publicado 15/10/2015 18h30, última modificação 01/06/2016 11h03
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está em fase final de elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica-Econômica e Ambiental e Projeto Básico/Executivo de Engenharia, para Melhoramentos Físicos e de Segurança de Tráfego na BR-386/RS. O trabalho está a cargo da empresa STE e deverá ser concluído em novembro.

Na tarde de quinta-feira (15), por iniciativa do Vereador Roberto Braatz (PDT), ocorreu audiência com o Coordenador de Engenharia do DNIT, Pedro Coutinho dos Santos, em Porto Alegre.  Braatz estava acompanhado pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Carlos Alberto Friederich.
    Pela primeira vez, Montenegro passou a ter conhecimento do que está sendo planejado para este trecho, que compreende localidades como Vendinha e Rua Nova. Na abertura, Braatz falou sobre a importância de que a comunidade saiba o que está sendo pensado para a parte que compreende Montenegro. “Foi noticiada na imprensa a intenção do governo federal de executá-la mediante uma Parceria Público/Privada. Estamos aqui para apurar qual é a previsão para o trecho de Montenegro”, reforçou Braatz.
    O Vereador cobrou se a comunidade realmente irá ser ouvida.  Com o documento e projeto básico em mãos, o Coordenador Pedro Coutinho adianta que existe previsão de se construir viaduto, passarela, separador físico e rua lateral, no trecho que passa por Montenegro. “A localidade de Vendinha está bem contemplada”, destaca.
    Inicialmente, Braatz e Friederich propuseram que fosse feita uma reunião entre as comunidades e membros do DNIT. Coutinho alegou que, neste momento, isto não seria interessante. Os representantes de Montenegro, então, pediram cópia do estudo, a fim de que possam ter um melhor conhecimento de seu conteúdo e, por iniciativa dos dois Poderes (Executivo e Legislativo), possam fazer seu debate nas comunidades envolvidas.
    Também conseguiram a aceitação de Pedro Coutinho de que a partir da conclusão deste estudo, em novembro, venha se reunir com representações do Executivo e Legislativo. Aproveitaram para tratar sobre problemas como a deficiente sinalização indicando Montenegro na BR 386, bem como o estado de conservação da RS 470, a qual foi federalizada.
    Na análise de Braatz, a audiência aconteceu num ótimo momento, pois nem mesmo havia conhecimento de que já está sendo desenvolvido o Estudo e o Projeto Básico.  Além da cópia do Estudo, definido que em 30 dias as lideranças terão novo encontro no DNIT, para continuar tratando do tema.