Montenegro deverá participar de pesquisa internacional

por mon — publicado 07/05/2014 10h11, última modificação 01/06/2016 11h03
O Grupo Intersetorial em Defesa da Mulher, criado recentemente em prol da mulher montenegrina vítima de violência psicológica e física, esteve reunido em Porto Alegre na tarde da última terça (06), em busca de um novo instrumento de pesquisa e diagnóstico.

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara, Vereador Marcos Gehlen (PT) -“Tuco”, a Psicóloga do Hospital Montenegro, Adriana Bandeira, Aline Olbermann e a Educadora Patrícia Franz estiveram reunidos com a Doutora Jane Felipe, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    O encontro teve como objetivo viabilizar a participação da cidade na pesquisa internacional objetivando apurar informações de mulheres vítimas seja física ou verbal, a qual deverá se dar inicialmente através do Hospital Montenegro. Jane Felipe, do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero, da Faculdade de Educação da UFRGS, declarou que esta pesquisa é parte de um trabalho científico com conclusão prevista para 2016. Contextualizou toda a sua formatação, o qual será aplicado também em universidades da Espanha.
    O presidente da CCDH da Câmara, Vereador Tuco, ficou entusiasmado com a possibilidade de participação de Montenegro, já que este instrumento poderá posteriormente ser usado como diagnóstico. “Atualmente, a cidade não tem informações completas no que tange à violência contra a mulher. Existe dados coletados com base nos registros policiais”, alerta o Vereador.
    A psicóloga Adriana Bandeira, que buscou o contato na Universidade, acredita que se trata de um grande ponto de partida do Grupo Inter setorial. “Este instrumento de pesquisa poderá contribuir muito”.
    Segundo a Doutora Jane Felipe, o município não será parceiro apenas na aplicação do instrumento de pesquisa, e sim em outras etapas, citando como exemplo a realização de seminários com a apresentação dos dados apurados. Um novo encontro deverá acontecer, para formalizar esta parceria.