Montenegro poderá ter lombada eletrônica e radar móvel
Durante quase duas horas, sob a coordenação do presidente do Legislativo, Vereador Renato Kranz (PMDB), tratados temas como instalação ou não de quebra-molas, lombada eletrônica, radar móvel, ciclovia e Plano de Mobilidade Urbana. Além de Braatz, participaram os Vereadores Ari Müller (PDT) e Márcio Müller (PTB). Representando a Prefeitura, o novo Diretor de Trânsito Edar Borges Machado.
Inicialmente, Braatz disse que festejou a nomeação de Borges para o Trânsito. Segundo ele, até o momento tudo era feito “com amadorismo”. Exemplificando, lamenta que medidas propostas pelo Conselho de Trânsito não aconteçam. Com relação aos quebra-molas, comentou que na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, com um trânsito infinitamente maior que o nosso não exista nenhum equipamento semelhante.
Também pediu urgente abertura de alguns pontos dos canteiros, caso dos situados na Via II, considerando que o fechamento total, como estão atualmente, gera transtorno para pedestres, especialmente pessoas portadores de necessidades especiais ou de mobilidade reduzida. “A questão envolvendo ciclistas na contramão da via também precisa ser combatida”, cobrou. Segundo Roberto, os quebra-molas são prejudiciais inclusive para o atendimento dos serviços de urgência: SAMU, Corpo de Bombeiros e outras ambulâncias.
Fazendo referência à Borges, o petebista Márcio Müller considerou que agora é a pessoa certa no lugar certo: “espero que o senhor tenha amparo para executar o trabalho”, acrescentou. O Líder do Governo, Ari Müller também falou sobre os problemas de mobilidade urbana, dentre eles as faixas de segurança, que, em sua maioria, estão em locais errados. “Cobrei do governo anterior e hoje continuam igualmente mal localizadas”, acrescenta Ari.
Quanto à questão de alta velocidade em algumas vias, Kranz comentou que especialistas apontam como solução o radar móvel, em razão do motorista não saber exatamente onde ele estará localizado.
Após ouvir atentamente, Borges falou durante mais de trinta minutos. Disse que o tema é palpitante, urgindo medidas práticas. O novo Diretor de Trânsito citou que Montenegro tem mais de 40 mil veículos emplacados e são quase dez cidades do entorno com motoristas também circulando por aqui. Quanto aos quebra-molas serem instalados como “remédio” para todos os problemas, considerou: “isto não é verdade”. “Na Europa foram retirados todos os quebra-molas, inclusive por questões de saúde”, argumenta.
Borges contou que neste momento está trabalhando na atualização do Plano de Mobilidade Urbana, por entender que o trânsito precisa ser pensado para o curto, médio e longo prazo. Reforçou que serão feitas ações de curto prazo e que irá considerar as demandas apresentadas pelos Vereadores. Adianta que será repensada também a questão da Avenida Ivan Jacob Zimmer, na esquina com a Rua João Pessoa. “As ações realizadas até o momento não mudaram as estatísticas, não produziram resultado”, destaca.
Circulação de ônibus fretado na Rua Bruno de Andrade
Outro assunto levantado pelo Vereador Roberto: a circulação de ônibus fretado na Rua Bruno de Andrade. “Eles circulam no pior horário, isto precisa ser atacado de imediato”, cobra. Borges escutou atentamente a reivindicação. No fechamento do encontro, o Diretor de Trânsito anunciou que deverá estar indo para a Câmara projeto novamente criando a Secretaria de Trânsito. “Ajudei a redigir esse projeto. É de extrema necessidade a criação da pasta, permitindo uma melhor estruturação no setor”, conclui Borges.
Ficou agendada uma visita ‘in loco’ em alguns pontos, dia 31 de março às 8 horas.