Moradores cobram infraestrutura na travessa Licínio Faustino

por mon — publicado 02/08/2013 16h09, última modificação 01/06/2016 11h03
Moradores da Rua Licínio Faustino da Silva, entre a Avenida Júlio Renner (“Via II”) e a Rua T. Weibull, no Bairro Timbaúva estiveram na Câmara quinta (01) pela manhã para discutir os problemas e buscar soluções para melhorar aquele trecho da Rua, próximo ao Clube Grêmio Gaúcho.

O solicitante da reunião, Vereador Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”, constatou existir um conflito entre os residentes: “uns dizem que se trata de área privada, outros pública”. Dentre os problemas de infraestrutura, citada a falta de calçamento e de regularização.
Também participaram representantes da Madeireira Ibicasa, que tem depósito no local. “Há um jogo de empurra sobre se é privado ou público”, denuncia o Vereador, alegando que a própria Prefeitura não tem uma definição clara. “Com isto, as benfeitorias não acontecem”, lamenta. Relatou ter estado no local nesta quarta e constatou ser necessária, primeiramente, uma limpeza.
Um morador no local há muitos anos detalhou a questão. Segundo ele, no passado era conhecido como “matadouro do Diemer”, hoje inexistente, o que gerava trânsito de caminhões. Ao longo dos anos a travessa não teve manutenção, a ponto de não ser possível se retirar carro das casas. “Ficou assim, não é feita nenhuma arrumação. Tem uma árvore na parte mais acima, um bueiro pelo qual sai todo o esgoto da Via II e canos que estouram”.
Para ele, não importa com quantos metros de largura ficaria a rua, mas que houvesse algum melhoramento. Anos atrás foi colocado o que qualificou de “asfalto mixuruca” e permanece desta forma. O morador comentou que o ex-vereador Valmir de Oliveira teve aprovado seu projeto denominando a Rua de Licínio Faustino da Silva, homenagem ao seu falecido avô, o qual auxiliou muitas instituições da Timbaúva. Em sua opinião, pessoa que merece ter uma rua bonita, arrumada, com pavimento, cordão de calçada e placa de denominação.
Após ouvir diversos moradores o Secretário de Obras Ademir Fachini declarou que iria verificar juntamente com o Secretário de Viação e Serviços Urbanos Launir Fentzke, o que poderia ser realizado em seguida. “O que for da nossa parte e der para fazer vamos fazer”, declarou, complementando que, com relação à árvore próximo à Avenida Júlio Renner (Via II), caberia à Secretaria do Meio Ambiente avaliar se é possível retirar, cortar ou transplantar.
Com referência ao pavimento, o Secretário de Obras comentou que já fez avaliação sobre que tipo de revestimento poderia ser colocado no trecho, de pequena extensão. “Vou ficar atento à situação, mas não posso prometer nada aqui. Estamos contratando um topógrafo, necessário para que se comece qualquer ação no local. Prometo que irei deixá-la finalizada, mas não gostaria de determinar o prazo de quando isto acontecerá”.
Para o autor do pedido do encontro, Marcos Gehlen, a primeira ação que deveria ser adotada é a Secretaria ir até lá e verificar de perto os problemas. “Vi que tem galhos, restos de árvores. Uma limpeza já iria ajudar”. No encerramento, a Presidenta Rose declarou que ficava o compromisso dos dois Secretários presentes em efetuar as melhorias. “Tenho plena certeza de que a partir desta reunião vai haver um olhar especial para aquele pequeno trecho e, na medida do possível, as benfeitorias vão ser iniciadas logo em breve. Estou muito satisfeito com a reunião”, concluiu o Vereador Tuco.