Município precisa contar com Veterinário para aderir ao SUSAF

por mon — publicado 05/11/2015 15h56, última modificação 01/06/2016 11h03
Seguindo o exemplo dos agricultores familiares de São José do Sul, o Vereador Renato Kranz (PMDB) defende que os montenegrinos também utilizem o SUASA - Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Para tornar possível, o Município teria que buscar a adesão ao Programa. Conforme o Vereador, se a Prefeitura estiver credenciada eles poderão comercializar seus produtos em outras cidades.
    Atendendo solicitação do Vereador, a Câmara de Montenegro promoveu reunião quinta-feira (5) pela manhã, para tratar da adesão do Município ao Sistema. Renato entende que, a partir disto, seria possível aos nossos agricultores buscarem novos mercados em outras cidades, como já ocorre com os do município vizinho.
    Durante a reunião, no entanto, ficou evidente que neste momento o caminho mais curto seria a busca de adesão a outro mecanismo, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). Segundo os técnicos, a diferença entre o SUASA e o SUSAF é que o segundo permite a comercialização em todo território nacional, enquanto o outro apenas no Estado.
    Em função destes esclarecimentos, Kranz disse acreditar que neste momento o caminho realmente seria o SUSAF. Também presente, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural Cátia Schu garantiu que a Administração tem intenção de buscar adesão ao SUSAF. Uma das exigências: contar com um Veterinário concursado para este trabalho. Cátia disse que o único profissional com estas condições na Prefeitura vem atuando na Vigilância Sanitária, e precisaria retornar à Secretaria.
    Schu explica que, quando assumiu a pasta de Desenvolvimento Rural, a Veterinária já não estava mais atuando. “Vamos trabalhar junto ao Prefeito para que a profissional volte à Secretaria. Aí poderemos prosseguir nas outras etapas para conquistar o SUSAF”, comentou Cátia.
    Completando, disse que já existe uma solicitação dos produtores de mel e ovos enquadrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que querem comercializar além de Montenegro. De acordo com o Vereador Kranz, o SIM em Montenegro evoluiu bastante, especialmente a partir da criação da Casa do Produtor Rural, mas existe necessidade de avançar, facilitando para que nossos pequenos produtores comercializem seus produtos em outras cidades.
    Atualmente, nove produtores estão utilizando o SIM: dois produtores de mel, casa do pescador, dois de ovos e quatro de embutidos. A Diretora do SIM, Márcia da Silva e Silva, observa que realmente o melhor caminho seria o SUSAF, para atender a demanda dos produtores em comercializar fora de Montenegro.
    Silva aponta que o pedido ao Estado para que inicie o processo de adesão ao SUSAF deve ser feito por um Veterinário concursado do Município, o qual deverá ser o responsável pelo Sistema. “Existe um conjunto de regras que deverão ser cumpridas pelo Município, para que a adesão seja aprovada pelos auditores do Estado”, completa. Dentre os requisitos mínimos: infraestrutura administrativa, qualidade dos produtos de origem animal, prevenção e controle à fraude econômica, controle ambiental.
    A Veterinária do Estado, Alessandra Krein se prontificou em agendar um encontro dos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural com o Veterinário responsável pelo SUSAF, com o propósito de buscar informações e caminhos a serem adotados. Nova reunião deverá ocorrer na Câmara em trinta dias, para verificar o que evoluiu.