Na Câmara, JBS Couros e Erplasti se colocaram de “portas abertas” para a comunidade

por mon — publicado 23/03/2015 16h26, última modificação 01/06/2016 11h03
Aproximação de relacionamento dos moradores com duas das maiores empresas do Bairro São João: resultado de encontro segunda-feira (23), na Câmara de Montenegro - proposto pelos Vereadores Márcio Miguel Müller (PTB), Renato Kranz (PMDB) e Marcos Gehlen (PT) – “Tuco” - para abordar possíveis queixas quanto ao aparecimento de odores próximo de onde as fábricas estão situadas.

Coordenando os trabalhos o Presidente, Vereador Márcio Müller (PTB) abriu espaço para as empresas e os representantes da Associação do bairro São João manifestarem-se. Primeiro a JBS Couros, representada por cinco técnicos: Adilson Pereira, Ronaldo Bonatto, José Arthur Bauermann, Gilson Silveira e Sabrina Nunes. Adilson, utilizando recursos audiovisuais, explicou toda a história e a importância do grupo JBS, atualmente a maior empresa do gênero alimentício no Brasil.
     Explicou que a Unidade de Montenegro trabalha com o couro semi acabado. Após, fez o convite aos participantes (Prefeitura, Vereadores e pessoas da comunidade) para conhecerem a estrutura, na Estrada Maurício Cardoso.  O Gerente Industrial José Arthur Bauermann observou que a Unidade não realiza os dois processos que poderiam gerar algum odor. Assegura que a Unidade de Montenegro é um exemplo, no que tange aos procedimentos para o processamento dos couros.
    Questionado pelo presidente da Associação do Bairro quanto à ocorrência de algum processo que cause odor, Bauermann foi taxativo, afirmando que não existe tal possibilidade. O morador André Borchardt comentou que em determinado momento sentiu algum odor, porém, não poderia afirmar se este realmente provinha da JBS.
    Em resposta Adilson propôs: “assim que for sentido algum odor, o presidente da Associação poderá se dirigir à fábrica para verificar se este realmente ocorre. Vamos colocar um telefone à disposição dos senhores para fazer contato a qualquer hora, caso notarem algo”, anunciou. Os três representantes da JBS (Ronaldo, Adilson e José Arthur) destacaram a importância do bom relacionamento com a comunidade, inclusive manifestando interesse em fazer parte da Associação de Moradores do Bairro São João. Por último, reforçaram que as “portas” da empresa estão abertas. A JBS Couros – Montenegro possui 215 funcionários e sua produção, de 45 mil couros/mês, destina-se aos segmentos automotivo e mobiliário.
Representante da Erplasti: resíduos são tratados
    Na mesma linha Sérgio Weber, representante da Erplasti - presente há 27 anos no mercado de embalagens plásticas, tendo mais de 300 colaboradores - explicou que na empresa o processo não causa nenhum tipo de odor, pois todos os resíduos são tratados. Weber também se colocou à disposição da comunidade. O Vereador Márcio Müller, um dos autores do requerimento, ficou satisfeito com a reunião. Considera que, além de esclarecedora, também serviu para uma aproximação entre a comunidade, JBS Couros e Erplasti.