Na Superintendência do DAER, Câmara e Prefeitura reivindicam obras em rodovias estaduais

por mon — publicado 09/07/2015 14h53, última modificação 01/06/2016 11h03
Durante audiência quarta (09) na 11ª Superintendência Regional do DAER, em Lajeado o Superintendente, Engenheiro Civil Luciano Faustino da Silva assegurou: “a prioridade número um é o trecho da RST 287 que passa pelo perímetro urbano de Montenegro”.

Demonstrando a união de esforços, participaram do encontro a Câmara, representada pelo Vereador Renato Antonio Kranz (PMDB) e a Prefeitura, através do Diretor de Transporte e Trânsito Adão Vargas Aloy e Mileide Cardoso, Engenheira da SMOP.
    Luciano citou haver projeto prevendo a colocação de três semáforos na RS 287, que já foram licitadas pela Prefeitura e serão instaladas pelo DAER, havendo necessidade de obras complementares de sinalização, caso dos tachões. O Diretor de Trânsito mencionou que já está efetuando o levantamento dos custos.
    Kranz solicitou a autorização da Superintendência Regional para que, em reunião no dia seguinte na sede estadual do DAER, prossigam as tratativas. Conforme o Vereador deverá haver uma definição quanto à parceria entre a Prefeitura e o Departamento, a qual seria na forma de convênio, para a execução das melhorias acontecer “o mais rápido possível”.
    Kranz lamentou que já se perdessem muitas vidas naquele trecho: “um custo muito maior que a obra”. Segundo o Vereador, a questão envolvendo a parte urbana “tem que ser resolvida, é muito grave”. Conforme estimativas do DAER circulam entre oito a dez mil veículos por dia, trazendo dificuldades para os pedestres atravessarem de um lado a outro. O Superintendente assegurou que, antes da instalação dos semáforos, deverá ocorrer a recuperação do pavimento.
    Pelo convênio a ser proposto, o DAER irá arcar com 80% dos custos da obra, cabendo o restante à Prefeitura.  “O momento agora é de parceria, de trabalho pela cidade”, elogiou Kranz. O Superintendente assegurou que o estudo vai ser encaminhado ao Setor de Projetos do DAER.

Projeto para a intersecção da ERS 124

Kranz e Aloy também entregaram ao Superintendente um projeto técnico, contendo as obras necessárias à intersecção da ERS 124 (quilômetro 22,9) com a Estrada municipal Antônio Inácio de Oliveira Filho, trabalho elaborado por técnicos da Prefeitura. Solicitaram ao Superintendente que estude a possibilidade de propor um convênio entre o Município e o Departamento, visando realizá-las. Luciano considerou que a proposta “não perde nada em qualidade” e disse que caberá ao Departamento fiscalizar o que será executado.