Naná implora para a Secretária da Saúde ordenar conserto do telhado da UBS Santos Reis

por mon — publicado 08/05/2015 14h07, última modificação 01/06/2016 11h03
Extrato da reunião ocorrida na manhã de sexta-feira (08) na Câmara de Vereadores, sobre as condições da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Santos Reis. Participou a Secretária da Saúde, Elocy Garcia da Rocha da Rosa, o servidor Miguel Thomass e os Vereadores Renato Kranz (PMDB) e Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná”. A Secretaria de Obras também foi convidada, mas não compareceu.

A iniciativa do encontro, proposto pelo Vereador Naná e aprovado em plenário pelos seus colegas, se deveu à constatação de que houve infiltração no prédio da UBS de Santos Reis, o que ocasionou inclusive a parada do atendimento odontológico. Naná reclamou que em dias de chuva o local fica alagado.
    “Coloquei uma escada no prédio e olhei o telhado. Existem telhas deslocadas, permitindo que chova dentro do prédio tanto quanto na rua”, disse Naná, apelando que ao menos fosse consertado o telhado, amenizando o problema.
    A Secretária Elocy Garcia comenta que o problema é muito maior do que somente as telhas deslocadas, e classificou a obra como mal feita. Contou que houve prejuízos a dois gabinetes em decorrência das infiltrações.
    O servidor Miguel Thomass, explanando as questões técnicas, disse que a Administração, por três vezes, tentou contratar uma empresa para a reforma do prédio, tanto através de licitação na modalidade Convite como por Tomada de Preços, e não houve empresa vencedora. Segundo ele, na última tentativa sequer apareceu algum interessado em executar a obra.
    A Secretária Elocy, assim como Thomass, não descartou a possibilidade da própria Secretaria realizar ações como o conserto no telhado, usando a equipe da Prefeitura. Não se comprometeu com um prazo, nem se realmente a obra irá acontecer.
Elocy foi taxativa ao dizer que não quer fazer nenhum paliativo e que os problemas nesta Unidade são muitos. “Não consigo entender que vão deixar que continue ‘chover para dentro’ enquanto não aparecer empresa interessada”, reclamou Naná.
   A Secretária voltou a olhar para o passado, ao dizer que foi uma obra muito bem paga e com vários problemas, classificando-a como mal construída. Em tom de apelo, Naná pediu para que se faça algo de imediato quanto à infiltração do telhado, já que não existe nenhuma previsão da obra como um todo ser realizada.  A Secretária observou que esta parte compete à Secretaria de Obras, e que não poderia comprometer-se. “Dentro do possível, irei verificar”, finalizou.