Obra de canalização do Arroio São Miguel poderá ser retomada

por mon — publicado 20/07/2015 15h48, última modificação 01/06/2016 11h03
No dia 20 de julho a questão das enchentes e arroios de Montenegro abriu as conversações dos encontros que, todas as segundas-feiras pela manhã, estão agendados entre Vereadores e o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana, para discutir uma pauta elaborada.

Na sequência, foi tratado a criação do cargo de Coordenador da Defesa Civil; situação das estradas do interior; Plano de Carreira dos servidores; e a destinação de verbas do Legislativo para complementar o valor necessário à aquisição de uma patrola para a Secretaria da Agricultura.
Pela Câmara participaram o Presidente Márcio Miguel Müller (PTB), os Vereadores Ari Müller (PDT) e Rose Almeida (PP). Do Executivo, o Prefeito Aldana, o Procurador Geral Marcelo Rodrigues, o Chefe de Gabinete Valter Robalo, a Secretária de Gestão e Planejamento Ana Maria Rodrigues e o Secretário de Viação e Serviços Urbanos, Carlos Alberto Silveira Junior.
A equipe técnica da Prefeitura se disse otimista a respeito da obra de canalização do Arroio São Miguel. A Gerente de Contratos Ana Maria Rodrigues informou que foi realizada uma nova avaliação por parte da Caixa Federal, bem como feitos ajustes nas tabelas. Amanhã, terça-feira, vai ser mantido contato com a empresa que iniciou os trabalhos, a Toniolo Busnello, para verificar se continua disposta a executar a obra pelos valores da nova tabela. “Temos que efetuar a sua primeira medição até o dia 10 de setembro”, alertou. O prazo é no sentido de que sejam garantidos os recursos, provenientes do governo federal.
O Presidente Márcio Müller lembrou que muitos problemas de alagamentos na cidade ocorrem em virtude dos arroios. “Além desta obra maior no São Miguel, é preciso fazer o desassoreamento de todos os demais”, pediu.
Segundo o Prefeito Aldana, urge a necessidade de se ter uma Defesa Civil organizada na cidade. “Atualmente, não contamos com uma estrutura montada e alguém que esteja trabalhando preventivamente”. Solicitou aos Vereadores que aprovem o projeto de criação do cargo de Coordenador da Defesa Civil, tendo ocorrido rápido debate quanto ao padrão de vencimentos proposto pelo Executivo no projeto. Os Vereadores, na Comissão Geral de Pareceres (CGP), irão debater a matéria.
No término, fizeram um forte apelo no sentido de que as estradas do interior sejam rapidamente recuperadas. Chegaram a sugerir que a Prefeitura terceirize a recuperação e conservação de parte das vias, tendo em vista que não possui condições de suportar a demanda. Tratado ainda o possível repasse de R$ 80.000,00, do Orçamento da Câmara, para complementar os recursos necessários à aquisição de uma patrola.