Obra inacabada no Domingão poderá gerar nova CPI na Câmara

por mon — publicado 26/03/2015 14h50, última modificação 01/06/2016 11h03
“O Domingos dos Santos (Domingão) é o ginásio público mais antigo da cidade. Diante de tudo o que foi vivido em suas dependências, é necessário preservar sua história”.

Afirmação do Vereador Roberto Braatz (PDT), durante reunião coordenada pelo Vereador Renato Kranz (PMDB) quinta (26) na Câmara, tratando da demora na reabertura do Ginásio. Está com suas portas fechadas desde a Administração anterior, ou seja, vem atravessando o mandato de dois Prefeitos sem que seja resolvido.
    Já se passaram dez anos desde que o espaço foi interditado pela Prefeitura, com a justificativa da necessidade de obras de reforma. Preocupado com a demora e buscando um desfecho o mais breve possível, o Vereador propôs a realização do encontro na Câmara, para ouvir as justificativas dos envolvidos. Além de Braatz, participaram o Vereador Renato Kranz (PMDB), o Diretor de Desportos da Prefeitura João Batista Cunha, o ex-Diretor José Francisco Vieira da Silva, o Secretário de Obras Públicas Ademir Fachini e Pedro Evaldo Martins (que atuou como Diretor de Desportos por 30 dias).
O encontro mostrou que a questão está longe de ser resolvida. Os integrantes do Executivo muito pouco sabiam informar. O Diretor atual alegou que está apenas há dezoito dias na pasta, e no momento vem se inteirando sobre o assunto. Já o Secretário de Obras Ademir Fachini limitou-se a dizer que está havendo uma discussão jurídica com a empresa responsável pela obra, assim como que teria designado um Arquiteto para cuidar do caso.
O ex-Diretor José Francisco Vieira da Silva, o “Chiquinho”, declarou que em 2005 o Ginásio Domingão foi interditado, à seu pedido. Considera que seria uma “irresponsabilidade” deixar-se o Ginásio aberto para a prática esportiva, devido ao mau estado de conservação em que estava.
Revoltado, Pedro Evaldo Martins classificou como “um absurdo” o Domingão permanecer fechado até hoje. Afirmou que a obra foi recebida e paga. Fachini alegou que não fora recebida e que está aguardando uma solução junto à empresa. A falta de informações da parte de Fachini levou Braatz a lamentar que o Secretário não tivesse vindo à reunião com dados mais precisos.
Definido que a Câmara deverá oficiar o Executivo para, em 15 dias, apresentar formalmente respostas aos questionamentos da reunião, assim como as providências tomadas com referência ao Ginásio Domingos dos Santos. Braatz disse que, dependendo do respondido pela Prefeitura, poderá ingressar com pedido de abertura de CPI na Câmara, referente ao Ginásio Domingão. “Saber se foi liberado todo o pagamento da obra para a empreiteira, as razões de sua não conclusão e a demora nesta reforma, tratam-se de perguntas que precisam ser respondidas”, concluiu Braatz.