Obras na ERS 287 e RS 411 dependem da liberação de aditivo

por mon — publicado 26/05/2014 15h47, última modificação 01/06/2016 11h04
Os usuários da ERS 287 e da RS 411 podem ter que aguardar até dois meses para ver concluídas as obras de melhoria. Informação repassada pelo Engenheiro Luciano Faustino da Silva, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), durante reunião na Câmara.

O encontro, nesta segunda-feira (26), foi provocado por dois Requerimentos de Vereadores: Roberto Braatz (PDT) solicitou reunião para tratar das condições da RS 287. Márcio Müller (PTB) foi além, englobando também a ERS 411 e a RS 124.
    Segundo o Engenheiro Luciano, a questão envolvendo as duas rodovias é muito ampla, especialmente a da ERS 287, que foi parar no Tribunal de Contas do Estado. Explica que o questionamento do TCE, impedindo qualquer melhoria neste trecho está sendo resolvido, com a retirada do corpo de prova, a qual deve acontecer durante esta semana. “Agora, estamos aguardando apenas a liberação do aditivo de três milhões de reais, que serão aplicados na recuperação da ERS 287 e na sinalização da RS 411”, informou.
    Em defesa da urgência na melhoria da estrada, especialmente em trechos como o das proximidades do Bairro Cinco de Maio, os Vereadores Márcio Müller e Roberto Braatz destacaram a importância da via e ainda a preocupação com as vidas, eis que a estrada, da maneira como se encontra, é de alto risco. “A 287, uma via importante que liga tanto o Vale do Sinos como o do Rio Pardo, está em estado lastimável”, enfatizou Braatz. Ainda neste contexto, Müller explicou que a população da Esperança é outra vítima. Luciano justifica que a demora deve-se à questão envolvendo o TCE.
    Conforme o Engenheiro, de forma emergencial, até que saia o aditivo para a obra, deverá acontecer uma frenagem na via, retirando o excesso de massa asfáltica. Disse também que serão tomadas três medidas: arrancar a capa asfáltica, atacar trechos críticos e recuperar a estrutura do pavimento. “A prioridade máxima é no ponto da Cinco de Maio, onde ocorreu o escorregamento da massa asfáltica”, afirmou.

Quanto à roçada nas laterais, Silva comentou que existe um contrato com empresa, além do trabalho da própria equipe do Daer. Porém, a questão envolvendo a segurança é prioritária, como garantir a visibilidade em trechos com curvas. Braatz reforçou ser necessário haver uma roçada e o Engenheiro se comprometeu em verificar.
    Tuco chegou a sugerir que o Daer buscasse de alguma maneira a parceria com a EGR para solucionar estes pontos de Montenegro, como na Cinco de Maio. “Assim que sair o aditivo a pista será melhorada”, garantiu o Engenheiro.
Sinaleira no Panorama
Outro tema que entrou em pauta, com a presença do presidente da associação de moradores do Panorama, Airton Quadros: instalação de sinaleira na rodovia, no trecho que cruza o Bairro. Luciano Faustino disse que o projeto encaminhado pela Prefeitura foi analisado pelo setor responsável do Daer, tendo sido feitos alguns apontamentos, os quais já são de conhecimento do Município.
O Vereador Márcio pediu que o Daer enviasse cópia deste ofício, para a Câmara cobrar como foi sua tramitação no Executivo.  Ainda no encontro, o Vereador Braatz sugeriu o modelo de guarda-corpo, para ser implantado em pontos como Santo Antônio e Panorama. “Isto já é real em estradas federais próximas de nós. Penso que o Daer poderia adotar a medida”, defendeu. O Engenheiro achou interessante a proposta, afirmando que a levaria para o setor responsável do órgão.
Contrariando um pouco a proposta da reunião, o Diretor de Trânsito Edar Borges Machado defendeu que medidas paliativas não resolveriam que seria preciso um plano de curto, médio e longo prazo. “Trânsito não tem soluções simplistas para questões complexas”, opinou. Acredita que, com a instalação de uma sinaleira, pode estar sendo criado mais um problema.
Braatz voltou a falar e disse à Borges que a Câmara luta por uma solução para a rodovia, porém trata-se de uma decisão de governo.  Enquanto isto, não abriria mão de lutar por soluções paliativas como o “guarda-corpo”.