Obras na ERS 287 e RS 411 dependem da liberação de aditivo
O encontro, nesta segunda-feira (26), foi provocado por dois Requerimentos de Vereadores: Roberto Braatz (PDT) solicitou reunião para tratar das condições da RS 287. Márcio Müller (PTB) foi além, englobando também a ERS 411 e a RS 124.
Segundo o Engenheiro Luciano, a questão envolvendo as duas rodovias é muito ampla, especialmente a da ERS 287, que foi parar no Tribunal de Contas do Estado. Explica que o questionamento do TCE, impedindo qualquer melhoria neste trecho está sendo resolvido, com a retirada do corpo de prova, a qual deve acontecer durante esta semana. “Agora, estamos aguardando apenas a liberação do aditivo de três milhões de reais, que serão aplicados na recuperação da ERS 287 e na sinalização da RS 411”, informou.
Em defesa da urgência na melhoria da estrada, especialmente em trechos como o das proximidades do Bairro Cinco de Maio, os Vereadores Márcio Müller e Roberto Braatz destacaram a importância da via e ainda a preocupação com as vidas, eis que a estrada, da maneira como se encontra, é de alto risco. “A 287, uma via importante que liga tanto o Vale do Sinos como o do Rio Pardo, está em estado lastimável”, enfatizou Braatz. Ainda neste contexto, Müller explicou que a população da Esperança é outra vítima. Luciano justifica que a demora deve-se à questão envolvendo o TCE.
Conforme o Engenheiro, de forma emergencial, até que saia o aditivo para a obra, deverá acontecer uma frenagem na via, retirando o excesso de massa asfáltica. Disse também que serão tomadas três medidas: arrancar a capa asfáltica, atacar trechos críticos e recuperar a estrutura do pavimento. “A prioridade máxima é no ponto da Cinco de Maio, onde ocorreu o escorregamento da massa asfáltica”, afirmou.
Quanto à roçada nas laterais, Silva comentou que existe um contrato com empresa, além do trabalho da própria equipe do Daer. Porém, a questão envolvendo a segurança é prioritária, como garantir a visibilidade em trechos com curvas. Braatz reforçou ser necessário haver uma roçada e o Engenheiro se comprometeu em verificar.
Tuco chegou a sugerir que o Daer buscasse de alguma maneira a parceria com a EGR para solucionar estes pontos de Montenegro, como na Cinco de Maio. “Assim que sair o aditivo a pista será melhorada”, garantiu o Engenheiro.
Sinaleira no Panorama
Outro tema que entrou em pauta, com a presença do presidente da associação de moradores do Panorama, Airton Quadros: instalação de sinaleira na rodovia, no trecho que cruza o Bairro. Luciano Faustino disse que o projeto encaminhado pela Prefeitura foi analisado pelo setor responsável do Daer, tendo sido feitos alguns apontamentos, os quais já são de conhecimento do Município.
O Vereador Márcio pediu que o Daer enviasse cópia deste ofício, para a Câmara cobrar como foi sua tramitação no Executivo. Ainda no encontro, o Vereador Braatz sugeriu o modelo de guarda-corpo, para ser implantado em pontos como Santo Antônio e Panorama. “Isto já é real em estradas federais próximas de nós. Penso que o Daer poderia adotar a medida”, defendeu. O Engenheiro achou interessante a proposta, afirmando que a levaria para o setor responsável do órgão.
Contrariando um pouco a proposta da reunião, o Diretor de Trânsito Edar Borges Machado defendeu que medidas paliativas não resolveriam que seria preciso um plano de curto, médio e longo prazo. “Trânsito não tem soluções simplistas para questões complexas”, opinou. Acredita que, com a instalação de uma sinaleira, pode estar sendo criado mais um problema.
Braatz voltou a falar e disse à Borges que a Câmara luta por uma solução para a rodovia, porém trata-se de uma decisão de governo. Enquanto isto, não abriria mão de lutar por soluções paliativas como o “guarda-corpo”.