Pavimentação das Estradas: quinta Prefeitura entrega correções à CEF

por mon — publicado 04/12/2013 16h28, última modificação 01/06/2016 11h04
Quarta (04) pela manhã, a pavimentação de três importantes vias (Getúlio Vargas, Selma Wallauer e Ernesto Zietlow) pela quinta vez foi discutida na Câmara. O Engenheiro Mário Rosa, da Prefeitura, anunciou que foram feitas as correções no projeto, exigidas pela Caixa Econômica Federal, agente financiadora, com as quais havia se comprometido na reunião anterior, em novembro.

“Estou entregando amanhã pela manhã os questionamentos solicitados pela Caixa”, informou.
    Segundo ele, o custo de cada Rua estaria em 1,3 milhão de reais, todas totalizando acima de três milhões. A Selma Wallauer e a Ernesto Zietlow fazem parte de um contrato. Outro compreende a Rua e a Estrada Getúlio Vargas. Serão pavimentações asfálticas da Rua Getúlio Vargas, entre esta até o ponto conhecido como “Esquina da Sorte”, numa extensão de cerca de 200 metros; da Rua Ernesto Zietlow, nas imediações da Esquina; de um quilômetro da Estrada Getúlio Vargas, a partir da Esquina da Sorte; e também um quilômetro da Selma Wallauer, partindo do cruzamento com a RST 287.
    O projeto compreende pavimentação, sinalização e drenagem pluvial, que, segundo o Engenheiro, se conseguiu efetuar no valor estabelecido pelo Prefeito. Corresponde aproximadamente um terço de cada via, com pavimentação e sinalização. A drenagem pluvial contempla toda a extensão do projeto inicial. “Irá resultar em quase três milhões, aproximadamente, o custo destas obras, que dependem agora de análise da CEF”, completou, comentando que a instituição financiadora atua com muito rigor.
    “Como o projeto é diferente do contrato, provavelmente a CEF não irá aceitar”, se preocupou Renato Kranz. O Engenheiro lembra que, conforme o representante da Caixa haveria esta possibilidade. “Já é uma atitude de boa vontade, de compreensão”, assinalou o morador Casildo Chassot, de Faxinal.
    “Gostaríamos de encerrar a reunião com outra expectativa, ou com uma garantia, mas não podemos nos enganar”, concluiu a Presidenta, Vereadora Rose. Lembrou que será preciso aguardar pela CEF, sabendo haver pouca possibilidade. “Não tenho como atuar para, de alguma forma, melhorar esta situação que se criou a não ser trabalhando lá, o que a gente tem feito”, ao final desabafou o Engenheiro.
    Os Vereadores proponentes das reuniões (Renato Kranz (PMDB), Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná” e Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”) com insistência vem cobrando o cumprimento dos prazos junto à Caixa, para os recursos não serem perdidos. No encontro de novembro, os Vereadores lembraram que a Prefeitura tem até março de 2014 para cumprir todas as exigências da instituição, licitar os projetos e estar com as obras em andamento a ponto de ter a primeira medição.