Prédio do antigo Cinema vendido quando estava interditado

por mon — publicado 11/05/2015 15h31, última modificação 01/06/2016 11h04
O empresário Adolfo Reinoldo Reinheimer não sabia que o prédio estava interditado quando adquiriu a sala aonde funcionava o antigo Cine Tanópolis. Ele fez o comentário segunda (11) na Câmara, durante encontro solicitado pelos Vereadores Renato Kranz (PMDB), Gustavo Zanatta (PP) e Marcos Gehlen (PT).

A sala integra o conjunto Tanópolis, de propriedade da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI). Os Vereadores queriam conhecer as pretensões do empresário com relação ao espaço, tendo em vista a sua importância para a comunidade montenegrina. A revelação de Carlos Reinheimer surpreendeu os Vereadores. Ele esteve no encontro representando seu irmão, Adolfo.
    Carlos apresentou laudo dos Bombeiros datado de 21 de outubro de 2014 – anterior à compra, por parte dele – o qual determinou a interdição do conjunto Tanópolis, por vários aspectos. “O adquirimos em 30 de março, sem saber de nada. A ACI nunca falou que a sala estava interditada. Se soubéssemos não a teríamos comprado”, protestou Reinheimer.
    Questionado pelos Vereadores observou que, diante deste problema, não tem alguma definição sobre o que irá acontecer. Porém, adiantou a possibilidade de que o prédio seja locado, para que possa haver a continuidade do cinema.
    O laudo do Corpo de Bombeiros aponta que, após a verificação dos sistemas de prevenção e proteção contra incêndios existentes, constatou-se que a edificação apresenta saídas não sinalizadas; seu layout não prioriza as saídas; sistemas aquém da necessidade; telhado e forro com graves sinais de deterioração; sistema elétrico precário; carga de incêndio aumentada, em razão da quantidade; além de outras providências, conforme o parecer do Engenheiro. Informações constam no documento assinado pelo Capitão Iber Augusto Lesina Giordano. Questionado pelos Vereadores mais de uma vez sobre o que será feito, Carlos confirmou sua intenção de manter o prédio locado para o Cinema.
    O Vereador Gustavo Zanatta (PP) lhe perguntou se ele realmente não tinha conhecimento dos problemas no prédio.  O empresário afirmou novamente que a ACI Montenegro/Pareci Novo não lhe havia informado nada. O Condomínio Tanópolis, na Rua Ramiro Barcelos, é composto por cinco salas. Carlos anuncia que deverá ocorrer uma reunião com o síndico.
    Reinheimer cita que antes dele adquirir a sala, o cinema já não estava mais funcionando. Kranz perguntou quais seriam os próximos passos para que o espaço liberado. O empresário comentou que estão sendo contratados Engenheiros de Segurança, Civil e Elétrico. “Não vim aqui assumir o compromisso de que, depois de tudo solucionado, a sala seja novamente um cinema. Pretendemos, sim, manter a sua história quando funcionava, para isto viabilizando sua locação”, concluiu.
    Diante dos novos fatos, os mesmos Vereadores irão apresentar em plenário um novo Requerimento, para que aconteça reunião envolvendo o presidente da ACI, Valdir João Kleber, Bombeiros, Condomínio Tanópolis e os proprietários da antiga sala do Cine Tanópolis.