Prefeitura vai abrir a creche José Flores Cruz durante as férias

por mon — publicado 16/12/2015 13h47, última modificação 01/06/2016 11h04
Ficou confirmado na Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Montenegro que, de 28 de dezembro a 11 de janeiro, as Escolas de Educação Infantil do Município entrarão em recesso, ficando de portas fechadas para as crianças, devendo ser realizada apenas a sua manutenção.

Inicialmente, todas ficariam sem atividades. Devido a pressões, a Secretaria Municipal de Educação do Município recuou e determinará a abertura de pelo menos uma, a EMEI José Flores Cruz, no Bairro Aeroclube.
A Audiência presidida pelo Vereador Marcos Gehlen tratou de temas como: o modal adotado pela Administração Municipal quanto à concessão de vagas na Educação Infantil; notícias de que estaria havendo diferenciação no tratamento das crianças; uma abordagem sobre demanda, território e planejamento e a discussão quanto ao decreto de fechamento das EMEI´s no mês de janeiro.
     Mães ficam na piscina e seus filhos na Creche
Durante os quinze minutos em que se manifestou a Secretária de Educação do Município, Silvana Schallemberger, fez declarações graves. Dentre as quais a de que mães, durante o período de férias, ficam na piscina enquanto seus filhos estão nas creches, e “ainda postam fotos no Facebook”. Schallenberger garantiu que, conforme levantamentos com os pais das 1912 crianças que são atendidas pelo Município, apenas 26 manifestaram a necessidade de levarem seus filhos para as Escolas de Educação Infantil durante o período de férias coletivas.
Conforme a Secretária, para atendimento desta demanda será aberta a Escola José Flores Cruz. O Município ainda irá arcar com o transporte das crianças. “Deixo claro que o transporte é da escola de origem da criança até a José Flores, não vamos pegar ninguém em casa”, frisa. Comentou ainda que as férias de trinta dias são um direito da criança, os pais precisam se organizar para isto.
            Déficit zero na Educação Infantil
Outra notícia impactante: neste momento, o Município não mais possui fila de espera para as creches, chegando-se ao “déficit zero” na Educação Infantil. Silvana Schallenberger repetiu esta informação por mais de uma vez durante a Audiência.
Em sua participação como Conselheiro Tutelar, Rodrigo Corrêa declarou que “está tudo ótimo”, que a Secretaria está atendendo todos os casos. A única reclamação apresentada pelo Conselheiro: as pessoas não conseguem chegar até o atendimento da pessoa responsável pela central de vagas.
Marcos Gehlen - “Tuco” explicou que o objetivo da Audiência Pública era debater o tema de forma democrática e transparente. O questionamento sobre o índice do déficit foi provocado pelo Vereador, ao que a Secretária respondeu: “não existe lista de espera, está zerado”.
Contrariando as manifestações anteriores, o professor Rodrigo Luchesi Tichy trouxe seu exemplo como morador do Bairro Santa Rita, em que a sua filha, ao invés de estar na Emma Ramos de Moraes estuda no Lar do Menor, “portanto, fora do zoneamento”. Silvana rebateu afirmando ter sido uma questão pontual e emergencial, visando atender a demanda da criança. Para 2016, ela estará na Emma Ramos de Moraes.